Funcionários do Hospital César Cals participam de aulas de dança

1 de julho de 2011 - 14:37

São dois dias na semana, às segundas e quartas-feiras, no horário de 12h30 às 13h30. As aulas de dança fazem sucesso entre os funcionários do Hospital Geral Dr. César Cals. A primeira turma  reune 20 alunos dos mais variados setores do hospital.

Entrando na terceira semana de atividades, os alunos já começam a pegar o ritmo e os primeiros passos, mesmo que um pouco acanhados, já demonstram a vontade de aprender e, como não poderia deixar de ser, se divertir. “Foi ótimo vir aqui hoje. A gente sente uma alegria.” É o que comenta Maria de Fátima Silveira, funcionária do centro de Nutrição. Era a primeira vez dela.

“A principal intenção em oferecer as aulas de dança para os funcionários é colaborar para melhorar a qualidade de vida”, conta Solange Paiva enfermeira e coordenadoras de educação continuada do HGCC. De acordo com ela, o projeto foi desenvolvido na Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação da Secretaria da Saúde do Estado.

O projeto da dança para os funcionários integra a política de humanização do Hospital César Cals, que visa valorizar e cuidar daqueles que cuidam. Também fazem parte atividades como cinesioterapia laboral e a yoga. “É muito importante. A gente não tem tempo de fazer lá fora. Eu trabalho e estudo e também é muito caro. Então fazer a aula de dança no hospital proporciona a oportunidade da prática de algum exercício físico”, afirma Fabianne Dayana Mendes, secretária. Já Hamilton de Araújo, técnico em contabilidade do setor de finanças, diz que sempre volta mais disposto ao trabalho depois da dança.

De acordo com o professor Saulo Vinícius Dias, a dança pode proporcionar momentos de descontração, interação e relaxamento no ambiente de trabalho. “Com as aulas, além de aprender a dançar, pode-se evitar a obesidade, o diabetes, depressão e osteoporose, pois é uma atividade física”, destaca. Ele conta ainda que outros ritmos serão trabalhados, como bolero, salsa e tango. No momento, os alunos já estão envolvidos com a dança de salão e o forró.

Outros benefícios também se destacam com a prática das aulas de dança. Melhora a coordenação motora, o equilíbrio, além da sensação de superação e melhor desenvolvimento no trabalho.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 3101 5422
Celular: 8828 7463