Hospital da Polícia Militar passa a ser da Secretaria da Saúde do Estado

9 de junho de 2011 - 13:22

O Hospital da Polícia Militar saiu da estrutura da Secretaria de Segurança Pública. Passou a integrar a rede de hospitais da Secretara da Saúde do Estado, com o nome Hospital Geral da Polícia Militar José Martiniano de Alencar. A incorporação foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 1º de junho. Desde o início do funcionamento, em 1º de abril de 1939, o hospital pertencia a Secretaria de Segurança Pública. Há 20 anos, além de policiais militares e familiares, passou a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com 71 leitos, vinha funcionando parcialmente nos setores de ambulatório, laboratório e centro de imagem. Internação somente de pacientes com cirurgias agendadas através da Secretaria de Saúde de Fortaleza.           

O que muda com o hospital na estrutura da Secretaria da Saúde do Estado? O diretor Coronel Clínio Alves de Souza afirma que “ao contrário do que podem pensar alguns policiais militares a incorporação à rede Sesa será positiva para eles e para todos que precisam do SUS, da saúde pública”. E fundamenta sua expectativa: “fazer segurança é o foco das atenções da secretaria que antes o Hospital da Polícia Militar pertencia. Já na Secretaria da Saúde oferecer saúde a todos é a sua própria missão”.  Sendo assim, conclui, o hospital passa a funcionar com o mesmo perfil de referência assistencial dos outros oito hospitais que integram a rede estadual de saúde.

Até o final do próximo mês de julho o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, informa que o Hospital da Polícia Militar vai estar funcionando com a capacidade total. “O governo do Estado está  comprometido em modernizar o hospital, ampliando e melhorando o atendimento tanto nas condições físicas como de pessoal”, declara Arruda Bastos.   

O Hospital da Polícia Militar José Martiniano de Alencar fica na Rua Princesa Isabel, 1526, Centro de Fortaleza. Na estrutura da Secretaria da Saúde do Estado, ele se soma ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Geral César Cals, Hospital Mental de Messejana, Hospital São José, além do Hospital Waldemar Alcântara e  nono Hospital Regional do Cariri, que começou a funcionar no último dia 23 de maio.