Sesa funciona neste sábado, 30, para vacinar contra a gripe

29 de abril de 2011 - 19:12

A Secretaria da Saúde do Estado vai abrir as portas neste sábado. 30. Das 8 às 17 horas funcionará com um posto de vacinação contra a gripe, no dia “D” de mobilização da nova campanha, que começou no último dia 25 e vai até 13 de maio. Não haverá interrupção do atendimento no sábado porque os vacinadores irão trabalhar até no horário de almoço. A Sesa fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema. Na capital, há 92 pontos de vacinação.   

Este ano a campanha de vacinação inova. Além das pessoas com mais de 60 anos, serão protegidos também da doença crianças de seis meses a menores dois anos de vida, gestantes, trabalhadores da saúde e indígenas. Por isso, o tema da campanha nacional é “Vacinação para quem precisa de mais proteção”. No Ceará, com a inclusão desses novos grupos a população a ser vacinada aumenta de 806.362 pessoas em 2010 para 1.268.205 em 2011.

A Secretaria da Saúde do Estado e as secretarias municipais de saúde mobilizam 27 mil pessoas durante o período da campanha para realizar a imunização de pelo menos 80% da população-alvo. São 1.690 postos fixos e 7.300 postos volantes de vacinação, transportados em 2 mil veículos terrestres que estão à disposição da campanha.

A vacina trivalente que será aplicada imuniza contra a influenza B (sazonal) e influenza A (H1N1 e H3N2). Crianças de 6 meses a menores de dois anos receberão duas doses de 0,25 ml, com intervalo mínimo de trinta dias. Adultos receberão dose única de 0,5 ml. A vacina só é contraindicada a pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também devem evitar a vacina.

Hepatite B

Durante a campanha de vacinação contra a influenza, a Secretaria da Saúde do Estado também está imunizando contra hepatite B. Devem ser vacinadas todas as pessoas na faixa etária de zero a 24 anos que ainda não tomaram a vacina ou aqueles que ainda não completaram o esquema de três doses para a imunização contra hepatite B.