Antes de viajar para a Páscoa, doe leite humano

18 de abril de 2011 - 15:03

Assim como em todos os feriados, o Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, permanece aberto de 7h da manhã às 7h da noite. Doações, atendimento por telefone, atendimento no próprio banco, enfim, todas as atividades estão mantidas durante os quatro dias de feriado. Para um atendimento rápido e eficaz, a melhor maneira é entrar em contato gratuitamente por meio do do número 0800 286 5678. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionistas, bioquímicos, entre outros, estarão prontos para o atendimento.

A média de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e berçário de médio risco chega a 50. todos precisam de leite materno para se recuperar mais rapidamente e saudáveis. Por isso a importância da doação, inclusive durante o feriado de páscoa. Para as mães que estão em casa e quiserem doar, basta ligar que o hospital enviará um funcionário para buscar o leite. Vale lembrar que o leite deve ser guardado em frascos de vidro de maionese ou café solúvel por até 10 dias no congelador e freezer. Toda mãe que estiver amamentando e tem excesso de leite pode doar.

Ao doar, as mães ajudam a manter o estoque de leite do banco, que alimenta os bebês  internados no César Cals. Para suprir a necessidade diária, são necessários pelo menos 15 litros de leite. Por isso, quanto mais leite, melhor. O leite doado é pasteurizado no próprio hospital. Quando são alimentados com leite humano, o tempo de internação pode ser reduzido pela metade  e os bebês crescerão mais fortes e saudáveis.

Benefícios do leite materno:

Estudos mostram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos no mundo. Os bebês até os seis meses não precisam de chás, sucos ou outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir consideravelmente a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida – nos países em desenvolvimento. De acordo com o Unicef, no Brasil, do total de mortes de crianças com menos de 1 ano, 65,6% ocorrem no período neonatal e 49,4% na primeira semana de vida.

O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mães. Auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. A amamentação fortalece ainda o vínculo afetivo entre mãe e filho.

O leite materno contém todas as proteínas, açúcares, gorduras e vitaminas que o bebê necessita para ser saudável e protege ainda de doenças como otites, alergias, vômitos, diarréia, pneumonias, bronquiolites e meningites. Melhora ainda o desenvolvimento mental do bebê, da formação da boca e do alinhamento dos dentes, além de ser mais facilmente digerido do que o leite em pó.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 3101 5422
Celular: 9955 3752