Nota alerta sobre assistência aos pacientes com dengue

4 de abril de 2011 - 13:03

1.  No atual momento epidemiológico no Ceará, com transmissão de dengue em 152 municípios e proporção aumentada de casos graves e óbitos, inclusive em crianças, alertamos os profissionais de saúde que, diante de todo caso de doença febril aguda, deve-se:

– Pensar na hipótese diagnóstica de dengue
– Orientar o paciente ou familiar sobre sinais de alarme de dengue
– Preencher o cartão de acompanhamento para pacientes com dengue

2.  Orientar sobre necessidade de repouso absoluto e hidratação no domicilio, de forma precoce e abundante:

Crianças: 50 a 60 ml/por quilo de peso ao dia, sendo 1/3 de soro oral e 2/3 de líquidos caseiros, tais como: água, suco de frutas naturais, chás, água de coco. Evitar uso de refrigerantes.
Adolescentes e adultos: 60 a 80 ml/por quilo de peso ao dia, sendo 1/3 de soro oral e 2/3 de líquidos caseiros, tais como: água, suco de frutas naturais, chás, água de coco. Evitar uso de refrigerantes e bebidas alcoólicas.

3.  Informar ao paciente ou familiar que a fase crítica da doença vai do 3º dia da doença (quando a febre desaparece) até o 5º dia. O paciente precisa voltar, imediatamente, a um hospital ou unidade de pronto – atendimento caso apresente um ou mais dos seguintes sinais ou sintomas:

– Dor abdominal intensa e contínua
– Vômitos persistentes
– Hipotensão postural e/ ou lipotímia
– Sonolência e/ ou irritabilidade
– Hepatomegalia dolorosa
– Hemorragias importantes: Vômitos com sangue (hematêmese)
  ou fezes escuras (melena)
– Diminuição da diurese
– Diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia (<36,0ºC)
– Desconforto respiratório
– Aumento repentino do hematócrito
– Queda rápida das plaquetas

4.  Estar atento para o fato de que o aumento repentino do hematócrito associado à queda rápida das plaquetas demonstra sinal de alarme para choque por dengue.

5.  Não indicar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico e anti-inflamatório não hormonal (diclofenaco, nimesulida, ibuprofeno, cetoprofeno e outros), pela possibilidade de aumentarem os sangramentos;

6.  Dar atenção especial a crianças, idosos e gestantes e pessoas com co-morbidade: hipertensão, diabetes, cardiopatias, nefropatias, encefalopatias, úlcera gástrica, doenças hematológicas, sobrepeso, pela possibilidade de agravamento.

7.  Lembrar que Dengue reduz temporariamente as defesas imunológicas do organismo, podendo favorecer infecções e complicações bacterianas no período de recuperação ou convalescença.

Veja também
– Ações coordenadas de prevenção e controle da Dengue
– Plano Estratégico para Enfrentamento da Dengue