Mães do Acolhimento Materno do HGCC participam de oficinas de artes

1 de abril de 2011 - 18:35

 

 

A sala do setor de Acolhimento Materno do Hospital Geral Dr. César Cals foi tomada por uma profusão de cores e materiais diversos, como gesso, fitas e tintas, durante as oficinas de artes. Além das atividades artísticas, elas participam também de palestras sobre aleitamento materno, como segurar o bebê, orientações sobre como devem proceder na Unidade de Terapia Intensiva Nenonatal, entre outras.

De acordo com Cândida Maria Guimarães, enfermeira responsável pelo setor, as atividades servem para não deixar as mães, que passam o dia no hospital, cuidando da amamentação dos filhos e acompanhando o tratamento, ociosas, além de despertar o interesse delas por atividades, servindo como terapia. É o que afirma Raquel Ramos de Lima, mãe de Pedro Isaque, há 30 dias internado no hospital: “a atividade é ótima, bem interessante mesmo. A gente ocupa a mente, esquece dos problema, além de relaxar mais para o momento da amamentação, principalmente para quem tem pouco leite”.

Uma das oficinas foi ministrada por  Maria Cristina Costa, que teve bebê na maternidade do HGCC, há quatro meses. Ela ensinou técnica de produção de objetos de gesso. Maria Cândida destaca que a oficina despertou o interesse de algumas mães para a possibilidade de melhorar a técnica e com isso passar a ter uma renda extra para ajudar nas despesas da família, quando saírem do hospital. Já outras viram a possibilidade de confeccionar as lembranças dos próprios filhos.

O Acolhimento Materno funciona todos os dias de 7h às 17h. O horário de 13h às 14h30 é dedicado ao repouso após o almoço, momento de relaxamento que melhora as condições para o aleitamento materno. Diariamente, as mães vêm ao hospital para ficar com os filhos, internados na UTI ou berçário de médio risco pare fazer a retirada do leite. O serviço conta com duas enfermeiras, auxiliar, agente administrativos, assistente social e terapeuta ocupacional.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 3101 5422
Celular: 9955 3752
www.hgcc.ce.gov.br