Hospitais de Fortaleza participam do Curso Método Canguru no HGCC

21 de março de 2011 - 16:48

 

 

O curso de Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso – Método Canguru promovido pelo Hospital Geral César Cals, da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, tem início nesta segunda-feira, 21, e vai até a próxima sexta-feira, 25, das 7h30 às 17h. É a segunda edição do ano de 2011, que até novembro terá mais quatro edições.

Na turma atual, cerca de 35 profissionais de enfermagem, entre técnicos, enfermeiros e auxiliares, de vários hospitais da capital, participam da formação, que visa aprimorar os profissionais envolvidos com o Método Canguru. No Ceará, o César Cals, hospital de referência, é o responsável pela disseminação da metodologia Canguru.

Maria Haydee Augusto Brito, médica coordenadora, destaca que o curso tem como objetivo enfatizar e melhorar a atenção individualizada ao recém-nascido, assistindo-o como membro de uma família. “É preciso incluir os pais, avós, a família em si no cuidado com o bebê, possibilitando um tratamento continuado, mesmo após a alta”, ressalta.

Com a utilização da teoria e da prática, apresentando as técnicas, o Curso do Método Canguru vai atualizar e sensibilizar os profissionais na atuação com o paciente e a família, trabalhando, como primordial, o vínculo entre família, hospital e paciente. No Método Canguru, o bebê passa a ter um contato maior com a mãe, com a família, conseguindo conhecê-los melhor e identificá-los facilmente.

É por isso que, no HGCC,  o dispositivo Visita Aberta facilitou a presença da família no tratamento do bebê. No horário de 11 às 19h, pais, avós, irmãos, etc., podem comparecer ao hospital e permanecer permanecer com a mãe e o bebê por um tempo maior, ajudando nos cuidados e fortalecendo o vínculo familiar.
Desde março de 1997, o Método Canguru ajuda a salvar vidas de bebês na Maternidade doHospital César Cals.

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 3101 5422
Celular: 9955 3752
www.hgcc.ce.gov.br
www.twitter.com/Hosp_CesarCals