HGCC comemora o dia do maqueiro sexta-feira, 18

17 de março de 2011 - 13:40

Na próxima sexta-feira, 18, o Hospital Geral César Cals irá comemorar o dia do profissional de transporte de pacientes, mais conhecido como maqueiro.

A programação será realizada no pátio interno do hospital, na Avenida do Imperador, 545, Centro, com a presença da direção e funcionários do HGCC, bem como profissionais de outros hospitais, como o Hospital de Messejana, para uma homenagem especial pelo reconhecimento do trabalho de toda equipe.

De acordo com Maria do Socorro Ferreira de Sousa, coordenadora do serviço, no HGCC, atualmente, há 14 maqueiros divididos em dois turnos, diariamente. Eles são responsáveis pelo transporte de todos os pacientes no interior da unidade. “Eles levam os pacientes para os leitos, para o centro cirúrgico, para a realização dos exames, acompanham às mães ao banco de leite e UTI nenonatal. É um trabalho que merece ser reconhecido”, ressalta a coordenadora.

A primeira vez em que o Hospital César Cals comemorou o dia do maqueiro foi em março do ano passado, oficializando-o no calendário de eventos da instituição. Desde então, foi levado para a Câmara dos Vereadores e a Assembleia Legislativa um projeto para que o dia 18 de março seja reconhecido em Fortaleza e em todo o Ceará como o dia do maqueiro, valorizando assim a profissão.