SAMU estadual amplia cobertura e atende 41 municípios no carnaval

2 de março de 2011 - 18:10

O SAMU Ceará 192 inicia nesta sexta-feira, 4 de março, às 7h30min, a operação que vai dar cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a 41 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, litorais Leste e Oeste e Maciço de Baturité durante o  carnaval. A operação especial, que vai até Quarta-feira de Cinzas, garante transporte dos pacientes através de 29 ambulâncias e sete UTIs móveis em 24 bases de apoio estrategicamente localizadas nos municípios que registram maior fluxo de pessoas durante o período.

As UTIs móveis vão ficar nos pontos de apoio nos municípios de Maracanaú, Aracoiaba, São Luis do Curu, Caucaia, Eusébio e Aracati. Uma UTI móvel extra passa a fazer parte da operação para atender o município de Guaramiranga nas noites de sábado a terça-feira de carnaval. As 29 ambulâncias estarão distribuídas em 24 bases, dando cobertura aos 41 municípios. A cada plantão, o SAMU Ceará 192 mobilizará dois médicos reguladores na sede do Polo 1, no município de Eusébio, seis médicos nas UTIs móveis, mais 35 socorristas, três enfermeiros e 35 auxiliares de enfermagem.

O atendimento de urgência e emergência do SAMU Ceará 192 é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento. Basta ligar 192 e informar sobre a ocorrência.

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

O SAMU também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto, atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas e efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

Municípios cobertos pelo SAMU estadual no carnaval 2011

Litoral Leste             Metropolitano Oeste Metropolitano Leste   
Aquiraz Apuiarés Acarape
Aracati Caucaia Aracoiaba
Beberibe General Sampaio Aratuba
Cascavel Itapajé Barreira
Chorozinho Paracuru Baturité
Eusébio Paraipaba Capistrano
Fortim Pentecostes Guaiúba
Horizonte São Gonçalo do Amarante Guaramiranga
Icapuí São Luis do Curu Itapiúna
Itaiçaba Tejussuoca Maracanaú
Itaitinga Umirim Maranguape
Ocara   Mulungu
Pacajus   Pacatuba
Pindoretama   Pacoti
    Palmácia
    Redenção