HGCC entra na 2ª fase do Plano de Qualificação das Maternidades

18 de fevereiro de 2011 - 01:52

O Ministério da Saúde realizou na manhã do dia 17 de fevereiro, no Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, a oficina de avaliação coletiva da primeira fase do Plano de Qualificação das Maternidades (PQM) e apresentação, repactuação e planejamento da segunda fase. O plano possui quatro diretrizes: acolhimento e acolhimento com classificação de risco, vinculação da gestante (a gestante, desde o pré-natal, saberá onde será o parto), direito ao acompanhante e co-gestão, ou seja, uma gestão participativa e compartilhada.

Na a oficina, a equipe do Ministério da Saúde, formada pela apoiadora Adriana Melo e pela supervisora Aline Costa, apresentaram para os profissionais do HGCC os avanços alcançados pelo hospital, os desafios que ainda precisam ser superados e os investimentos feitos pelo Ministério  no César Cals. Para Valdy erreira de Menezes, diretor geral, o HGCC reconhece os avanços e está empenhado em possibilitar o desenvolvimento de todas as ações ainda necessárias ara melhor qualificar a maternidade, referência em todo estado do Ceará.

São destaques como avanços a ampliação da participação dos profissionais do hospital nas ações da maternidade, melhorias nas instalações do Método Canguru e Casa da Gestante, ampliação do direito ao acompanhante, visita da família às alas de parto e reunião com acompanhantes. Já para  os desafios, o destaque vai para o melhoria no entorno do hospital, ações intersetoriais e controle ocial, livre escolha das pacientes pelo acompanhante, fortalecimento da regulação, entre outros. No quesito investimentos, o profissionais do HGCC ealizaram visitas técnicas a centros de referência, participaram de cursos, como o ALSO – Suporte Avançado em Obstetrícia, e receberam apoio técnico para a elhoria dos serviços.

Na oportunidade, também foram discutidas e apresentadas as perspectivas para 2011 e 2012, como modificações na ambiência emergência, permissão do acompanhante de livre escolha em todas as etapas do parto, mais capacitação para os profissionais de enfermagem e serviço social, inclusão do médico obstetra na regulação, com visita diária às maternidades da rede, implantação e implementação das casas de parto, da gestante e recém-nascido, formação de boas práticas e nascimento, com o apoio matricial do Hospital Sofia Feldman de Belo Horizonte, e, por fim, fortalecimento do grupo estratégico.

Todas essas ações estão inseridas no Plano de Qualificação das Maternidades e são exemplos dos próximos passos a serem seguidos pelo HGCC para consolidar a gestão de humanização do atendimento e fazem parte da segunda fase do plano de ações para esse ano.