Número de cirurgias por vídeo mais que dobrou no HGCC

7 de fevereiro de 2011 - 17:43

Um dos recursos aliados à saúde e que melhor proporciona, atualmente, o bem-estar do paciente é a tecnologia, que oferece meios para que se obtenha resultados mais eficazes nos tratamentos.

No Hospital Geral Dr. César Cals, unidade  da Secretaria da Saúde do Estado, as cirurgias realizadas por videolaparoscopia mais que dobraram, quando considerados os anos de 2009 e 2010. Os dados do Serviço de Cirurgia Geral mostram que foram realizados 226 procedimentos no ano de 2009 e 587 no ano de 2010. Isso prova o investimento feito pelo Hospital César Cals na saúde do usuário.

Segundo Valdy Ferreira de Menezes, diretor geral, o Hospital Geral Dr. César Cals possui um serviço de videolaparoscopia de última geração, com aparelhos de vídeo completos, sendo um em cada sala de cirurgia, num total de quatro, que fazem parte do centro cirúrgico do HGCC. Para se ter uma ideia, um equipamento completo de vídeo para cirurgia, que é composto por pinças cirúrgicas, vídeo, câmera, monitor, usuflador, pode chegar a R$ 500 mil.

Em 2010, o HGCC tampém passou a realizar os procedimentos de cirurgia bariátrica, mais conhecida como cirurgia da obesidade, completamente por laparoscopia. Atualmente, são dois procedimentos por semana, às quartas e sextas-feiras. De acordo com Paulo Marcos Lopes, da Unidade de Cirurgia
Bariátrica e Metabólica, apesar dos custos com uma cirurgia por laparoscopia serem maior do que o procedimento convencional, esse recurso é a evolução da cirurgia, que proporciona uma recuperação bem melhor para o paciente, os riscos de complicações são menores, além de diminuir os riscos de infecção hospitalar, tendo o paciente uma recuperação mais rápida.

Desde 1992, O Hospital Geral Dr. César Cals conta com o serviço de videola