Torcedores foram alertados sobre os cuidados contra a dengue no Castelão

31 de janeiro de 2011 - 18:36

 

33 mil torcedores foram alertados no último domingo, 30, no estádio Castelão pelos jogadores do Fortaleza e do Ceará, que entraram em campo carregando faixas com mensagens de alerta sobre os cuidados básicos contra a dengue, uma mobilização das secretarias estaduais da Saúde e do Esporte. Nas faixas estava escrito “Lave e tampe as caixas d`´agua. Previna a dengue”. No Ceará, o maior número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, são encontrados em caixas d`água. Em outra faixa a mensagem para uma ação de consciência sanitária foi clara: “Nunca jogue lixo nas ruas”. No lixo, ficam acumulados copos descartáveis, tampinhas de refrigerantes, garrafas e outros depósitos que são um risco para a proliferação do mosquito.

banner__dengue_castelao_2

Nas arquibancadas, uma faixa ainda maior trazia a mais nova campanha do Ministério da Saúde, com o tema “Dengue: se você agir, podemos prevenir”, chamando atenção para uma ação coletiva de combate à doença..O placar, repetidamente, exibiu dicas de prevenção. Assim, os torcedores saíram mobilizados do Castelão para em casa, na escola, no trabalho, na igreja, comunidade, evitar que o mosquito se multiplique e reduzir o risco de epidemia no Ceará. Segundo indicadores do Ministério da Saúde, o Ceará e mais 15 Estados estão com risco muito alto de registrar epidemias de dengue neste ano.

banner__dengue_castelao_3

Não é a primeira vez que a Sesa faz mobilização contra a dengue dentro do Castelão. Há dois meses, no jogo Ceará x Atlético Paranaense, pelo campeonato brasileiro, o estádio também foi tomado por uma ação de saúde, com o objetivo de despertar nas torcidas consciência coletiva e sanitária no combate à dengue. A ideia de repetir a mobilização, reforçando as mensagens de prevenção entre jogadores e torcedores, surgiu durante reunião feita pela Sesa com a participação de representantes de nove órgãos do governo do Estado, na última terça-feira, 25.