Curso de atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso

15 de janeiro de 2011 - 15:08

Curso de Atenção Humanizada ao Recém-nascido
de Baixo Peso começa segunda-feira, 17

O ano de 2011 no Método Canguru do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, será marcado pelos cursos de Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso – Método Canguru. A primeira edição do curso terá início segunda-feira, 17, às 8h, seguindo até o dia 21, sempre no Hospital César Cals, Avenida do Imperador, 545.
Também haverá edições do curso, nos meses de março, junho, agosto, setembro e novembro. De acordo com Maria Haydee Augusto Brito, médica coordenadora do Canguru, em cada turma, participam cerca de 25 pessoas, dentre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde para aprimorar os profissionais envolvidos com o método. No Ceará, o César Cals, hospital de referência, é o responsável pela disseminação da metodologia Canguru.
Maria Haydee destaca ainda que o curso tem como objetivo aprimorar a atenção individualizada ao recém-nascido, assistindo-o como membro de uma família. “É preciso incluir os pais, avós, a família em si no cuidado com o bebê, possibilitando um tratamento continuado, mesmo após a alta”, ressalta. Dessa forma, maneira teórica e prática, o Curso do Método Canguru vai atualizar e sensibilizar os profissionais na atuação com o paciente e a família, trabalhando como primordial o vinculo entre família, hospital e paciente. No Canguru, o bebê passa a ter um contato maior com a mãe, com a família, conseguindo conhecê-los melhor e identificá-los facilmente.
Desde março de 1997, o Método Canguru ajuda a salvar vidas de bebês na Maternidade doHospital César Cals.

Assessoria de Comunicação do HGCC – ASCOM
Jornalista responsável: Wescley Jorge
Telefone: 3101 5422
Celular: 9955 3752
www.hgcc.ce.gov.br
.