Sesa reúne diferentes instituições para agir contra dengue

14 de janeiro de 2011 - 10:55

Está confirmada para o dia 19 deste mês, em Brasília, a reunião do ministro da saúde, Alexandre Padilha, com os secretários de saúde dos 16 Estados com risco alto de epidemia de dengue este ano. O secretário da saúde do Ceará, Arruda Bastos, afirma que a reunião, em Brasília, é uma oportunidade que ele e os gestores terão de apresentar para o novo ministro as reivindicações dos municípios em reforçar o estoque de equipamentos, insumos e inseticidas para prevenção e controle da doença.

Em sintonia com a conduta do Ministério da Saúde que decidiu envolver 12 ministérios no combate à dengue, implementando dentro de cada área de atuação ações de prevenção e atenção ao paciente, Arruda Bastos fará reunião no próxima terça-feira, 18, com representantes de quatro secretarias estaduais, a Cagece e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente. São elas: Secretaria da Educação, Secretaria das Cidades, Secretaria do Turismo, Secretaria de Segurança, através do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A reunião será às 9h30min, na Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600.

Antes, dia 17, segunda-feira, também na Sesa, haverá a primeira reunião do Comitê Estadual de Mobilização contra a Dengue de 2011, formado por 20 instituições governamentais e não governamentais. Na pauta, apresentação do plano de contingência da doença no Ceará para este ano e um balanço das ações que estão sendo desenvolvidas. Serão discutidos ainda novos projetos de intersetorialidade para despertar na população mais atitude em defesa da saúde coletiva.

Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado na última sexta-feira, no ano passado foram confirmados 13. 817 casos de dengue em 131 municípios cearenses. No total, 21 óbitos. Ver Boletim da Dengue

 

Ver matéria “Intensificada a distribuição de material educativo contra dengue”