Caravana da Dengue começa nesta terça-feira, 7

7 de dezembro de 2010 - 12:57

Começa nesta terça-feira, 7, a Caravana da Dengue no Ceará que tem três destinos. Primeiro a macrorregião de Fortaleza, com o Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, reunindo os secretários de saúde dos 44 municípios com risco alto e risco muito alto de epidemia no próximo ano. A reunião será das 14 às 17 horas, no auditório do Cesau, que fica na Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600. O objetivo é bem definido: reforçar o controle integrado da dengue para reduzir ao máximo o risco de epidemia.

No dia 10, sexta-feira, a Caravana da Dengue vai para Sobral. Lá será vez de reunir os secretários de saúde dos municípios que integram a macrorregião Norte. No total, 24 municípios estão com risco alto e risco muito alto de epidemia 2011. A Caravana termina dia 17, em Juazeiro do Norte.  Arruda Bastos e técnicos da Sesa mostrarão aos gestores municipais de saúde o mapa da dengue na macrorregião e discutirão o reforço das ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti.           

Dos 184 municípios cearenses, 41 estão classificados com risco alto de epidemia no próximo ano e 45 com risco muito alto conforme a nova metodologia desenvolvida pelo Ministério da Saúde. Além do nível de incidência de casos da doença, da identificação do tipo de vírus circulante e do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em anos anteriores, o “Risco Dengue” leva em conta a cobertura de abastecimento regular de água e coleta de lixo e a densidade populacional dos municípios. Com a nova ferramenta “Risco Dengue” o Ministério reforça a necessidade de  envolver outros setores no combate à doença, como a educação, infraestrutura e órgãos ambientais (ver matéria).  Segundo a última Pesquisa Nacional por  Amostragem Domiciliar, feita em 2009, pelo IBGE, 10 milhões de domicílios no país não têm coleta regular de lixo e 8,1% dos domicílios no Brasil não contam com rede geral de água.  

“Queremos discutir com os gestores municipais tudo que pode ser feito para evitar epidemia semelhante aos picos vividos no Ceará em 1987, 1994, 2001 e 2008, anos que o número de casos da doença foi elevado e tivemos muitos óbitos”, afirma Arruda Bastos. Ele informa que em 57 municípios do Ceará o risco de epidemia é baixo e em 41 municípios o risco é moderado. “Vamos, sem descuidar desses em que a situação é mais tranquila, centrar as forças nos 86 municípios com riscos mais graves de epidemia”, destaca (veja abaixo nota técnica com a relação dos municípios por estratos de risco da dengue).

Este ano, o Ceará tem 11.633 casos confirmados de dengue em 119 municípios. Há 19 óbitos confirmados. Desse total, seis por dengue hemorrágica e 13 dengue com complicação.

Relação dos municípios por estrato de risco