HGCC lançada Revista Científica

3 de dezembro de 2010 - 16:11

A produção científica do Hospital Geral Dr. César Cals, unidade da rede estadual de saúde, evidencia-o como hospital escola referência em todo estado do Ceará e em outros estados. Estudos e pesquisas norteiam os 13 trabalhos desenvolvidos na unidade, os quais foram reunidos na revista científica do HGCC, que foi lançada nesta sexta-feira, 3, durante a sessão da clínica cirúrgica.

De acordo com Valdy Ferreira Menezes, diretor geral do HGCC, a revista do hospital é uma ferramenta de grande importância para a publicização da produção científica do César Cals. “Como hospital de ensino e pesquisa, divulgamos os trabalhos aqui desenvolvidos pelos diversos profissionais das mais variadas áreas”, ressalta Valdy Mezenes.

São vários os temas abordados nesse trabalho, como ações e controle da sífilis, trabalho premiado em nível nacional e a caracterização dos casos de abuso sexual em mulheres que foram atendidas na emergência obstétrica. Além dos trabalhos de caráter clínico, a revista oferece artigos voltados para a gestão nas organizações de saúde e o ensino e aprendizagem em um hospital escola.

Segundo Janedson Baima Bezerra, presidente do Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa – CEAP do HGCC, a revista “é a consolidação da divulgação científica dos diversos seguimentos de saúde do hospital César Cals”.

Dessa forma, com mais de 80 páginas, o Hospital César Cals confirma seu legado como hospital de ensino, ao contribuir de maneira significativa com o desenvolvimento da produção científica nacional. É o que destaca Antônio Eliezer Arrais Mota Filho, diretor clínico do HGCC, no editorial:  “a revista tem como missão primordial fomentar o raciocínio clínico investigativo e a pesquisa como ferramentas que promovem a melhoria dos cuidados à saúde”.

Wescley Jorge
Telefone: 3101 5422 / 5357