44 mil torcedores são mobilizados contra dengue no Castelão

30 de novembro de 2010 - 17:52

No placar, o jogo ficou no empate, 1 gol do Ceará e outro do Atlético Paranaense pelo Campeonato Brasileiro, no último domingo no estádio Castelão. Para a saúde pública foi uma partida de vitória. A mobilização contra a dengue, organizada pela Secretaria da Saúde do Estado, numa parceria com a Secretaria do Esporte, tomou conta do estádio. Os torcedores ao entrar recebiam o adesivo da campanha “Dengue: se você agir, podemos evitar”. Nas arquibancadas uma faixa de 12 metros e quatro balões com o mesmo slogan chamavam a atenção dos 44 mil torcedores presentes ao estádio.

O momento mais importante da mobilização foi a entrada em campo dos jogadores dos dois times vestidos com as camisas da dengue. “Foi extremamente positivo envolver a força do futebol e a emoção da torcida a favor da saúde, alertando a população sobre os cuidados com a dengue”, afirmou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. A mídia potencializou as ações de mobilização. Os radialistas não falaram só de jogo. Nas entrevistas, o secretário destacou os cuidados permanentes com a limpeza e vedação das caixas, a manutenção de potes e baldes completamente fechados e pneus cobertos.

A agenda de mobilização da Sesa para fortalecer as ações de prevenção e controle da dengue antes do período chuvoso está definida. No próximo dia 6, haverá um encontro com os coordenadores municipais de defesa civil dos 184 municípios cearenses. Será das 8 às 17 horas, no Mareiro Hotel, Avenida Beira Mar, 2380. Na avaliação e classificação de risco de epidemia da dengue em 2011 o Ministério da Saúde incluiu agora os indicadores saneamento básico e densidade demográfica dos municípios. Dessa forma, o papel das defesas civis em cada cidade se tornou ainda mais importante no trabalho de combate à dengue.