No Natal da Bariátrica, o HGCC alcança a marca de 425 cirurgias

23 de novembro de 2010 - 17:31

O Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Geral César Cals alcançou a marca de 425 cirurgias realizadas, número mais que justo para ser
comemorado, ainda mais no período natalino. Dessa maneira, o HGCC realiza o último encontro mensal de 2009 dos pacientes com os profissionais da equipe, nesta sexta-feira,26, às 10h da manhã, no Auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, na Avenida Imperador, 498.

Na oportunidade, será realizada também a confraternização de natal dos pacientes, profissionais e integrantes da associação de Obesos e Ex-obesos do Ceará. A missa de natal, a homenagem e os depoimentos dos pacientes e funcionários marcarão o evento.

Todo mês, o HGCC reune os pacientes  e profissionais, na última sexta-feira. As reuniões mensais são marcadas pelas orientações e esclarecimentos gerais apresentados pelos profissionais do Serviço de Cirurgia Bariátrica. As principais dúvidas que os pacientes possam ter são abordadas, bem como dicas, reforço nas orientações para antes e depois da cirurgia e as recomendações essenciais para o sucesso do tratamento. Uma equipe multiprofissional das mais variadas áreas, como clínicos gerais, cirurgiões, cirurgião plástico, cardiologistas,  psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros, estará voltada para o atendimento.

O tratamento tem início no posto de saúde, com o atendimento com o clínico geral. Em seguida, o paciente tem as consultas marcadas para o HGCC, passando a fazer parte do programa de cirurgia bariátrica. Depois de passar por todos os especialistas e serem realizados todos os exames solicitados, o paciente é encaminhado para a cirurgia. Após o procedimento, ele ainda continua no programa, pois o acompanhamento vai além da cirurgia, com o fornecimento da medicação para os pacientes.

 
O Hospital César Cals é o único da rede pública a fazer a cirurgia de redução. Por mês, são realizados oito procedimentos. A equipe de cirurgiões conta com quatro médicos. O primeiro procedimento foi feito em janeiro de 2002 e, desde então, o hospital vem buscando aumentar o número de cirurgias, que são realizadas às quartas e sextas-feiras

Outras informações:
Paulo Marcos Lopes – médico cirurgião –  9985 8106
Sara Frota Marcelo – assistente social – 8894 9435

Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira
Assessoria de Comunicação – ASCOM
Jornalista Responsável: Wescley Jorge
Telefone: 3101 5422
Celular: 8828 7463