Informação marca e mobiliza a semana da doação de órgãos

28 de setembro de 2010 - 14:42

A Secretaria da Saúde do Estado, os centros transplantores e de captação dos hospitais e as associações de transplantados promovem de hoje até 1º de outubro, uma agenda de atividades na XII Campanha Nacional de Doação de Órgãos – 2010. A expectativa da Sesa é manter este ano a sequência de recordes de transplantes iniciada em 2007. ¨Além dos recordes sucessivos no número de transplantes em 2007, 2008 e 2009, o Ceará tem conquistado  muitos avanços nos últimos três anos¨, afirmou o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, na abertura da semana na manhã desta segunda-feira, 27. Entre os avanços, ele citou a realização de transplante autólogo de medula óssea em 26 de setembro de 2008.

Arruda Bastos lembrou que em dezembro de 2009 o Ceará conquistou mais um avanço histórico, quando o Hospital Geral de Fortaleza fez o primeiro transplante de pâncreas do Estado. Já são cinco pessoas vivendo com pâncreas transplantados. Destacou ainda que em agosto deste ano, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes recebeu a autorização da Câmara Técnica de Transplantes de Pulmão do Ministério da Saúde para realizar este procedimento. No Brasil, apenas São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais realizam transplante de pulmão. A coordenadora da Central de Transplantes, Eliana Barbosa, emocionada,  disse que ¨o Ceará está bem em doações e transplantes porque a população aposta na  esperança de que a vida prevaleça sobre a morte

Até a última sexta-feira já haviam sido realizados 595 transplantes no Ceará este ano. Bem mais do que em 2006, quando foram feitos 446 transplantes. No ano passado foram realizados 767 transplantes de órgãos e tecidos no Estado, superando os 618 transplantes efetivados em 2008.
Esses bons resultados são resposta de um conjunto de investimentos, ações  e atitudes. Nos últimos três anos o número de médicos da Central de Transplantes aumentou de 2 para 9, com a convocação dos concursados. A captação  ficou mais descentralizada. Além da capital e Sobral, a região do Cariri passou a realizar captação de órgãos e tecidos.
Este ano a Sesa adquiriu quatro eletrocardiógrafos para ajudar no diagnóstico precoce da morte encefálica, que pode ampliar ainda mais o número de transplantes, que estão em exposição aqui, no espaço Rodolfo Teófilo.

¨Mas, de nada adiantariam os investimentos materiais sem  a informação, a maior amiga da doação de órgãos, sem o trabalho e dedicação das equipes transplantadoras, sem a atitude dos que lutam pela doação, pela vida¨, disse o secretário, destacando o trabalho permanente da imprensa em informar e mobilizar a população para a atitude de doar.