Núcleo Hospitalar de Epidemiologia destaca a importância da Declaração de Óbito

23 de setembro de 2010 - 16:58

No último informe epidemiológico do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia – NUHEPI, do Hospital César Cals, do mês de setembro, o destaque foi para as orientação acerca da importância da Declaração de Óbito, que vai além dos aspectos jurídicos e também sobre o correto preenchimento do documento pelos médicos.

De acordo com Maria do Socorro Cavalcante, coordenadora, o documento reflete o esforço de diversos colaboradores na esperança de não só melhorar a qualidade das informações como também de ser instrumento em defesa da vida. É preciso, pois, “aprimorar as informações contidas no registro da declaração de óbito, uma vez que é um instrumento de extrema importância para a construção de indicadores de saúde e também para colaborar com o planejamento das ações”, destaca.

É com ações como essa, que o NUHEPI busca aprimorar a coleta de informações, ao enfatizar a importância do preenchimento correto  tanta da declaração de nascidos vivos, como da declaração de óbito. Portanto, o informe esclarece as dúvidas frequentes relacionadas ao documento. São orientações que oferecem suporte para um preenchimento correto, como qual deve ser o papel do médico, o que o médico deve fazer e o que não deve, quais as situações em que podem ser emitidas as declarações de óbito e em quais situações não devem ser emitidas, e finalmente como proceder em caso de preenchimento incorreto.

Essa ação é uma das atribuições do NUHEPI, que, de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde, deve monitorar o Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) e de Mortalidade (SIM), além de coletar, codificar, digitar e investigar todos os óbitos ocorridos no HGCC.