Gerência de Risco orienta sobre cuidados com o paciente

16 de setembro de 2010 - 16:35

Tecnovigilância e os eventos adversos com produtos de saúde

Materiais médicos podem causar danos aos pacientes. Como evitar? A resposta para essa pergunta está nas ações da Gerência de Risco do Hospital César Cals, mais especificamente na área de tecnovigilância, que visa  identificação, análise e prevenção de eventos adversos relacionados ao uso de equipamentos, artigos médicos-hospitalares, implantes e produtos para diagnóstico.

Para um trabalho responsável e de qualidade, é necessário que as notificações sejam realizadas por meio de  formulários de queixa técnica e evento adverso. De acordo com a Gerência de Risco, a queixa técnica consiste na notificação feita pelo profissional de saúde quando observa um afastamento dos parâmetros de qualidade exigidos para a comercialização ou aprovação no processo de registro de um produto de saúde. Já evento adverso é qualquer efeito não desejado, em humanos, decorrente do uso de produtos de saúde sob vigilância sanitária.

No HGCC, as notificações podem ser realizadas espontaneamente pelos profissionais de saúde ou por busca ativa pelo acadêmico do projeto, que atualmente é a acadêmica Germana Paiva, responsável pelas visitas semanais em todas as unidades do Hospital. Em seguida, os dados coletados são analisados pela Gerência de Risco que atua como elemento de ligação com a ANVISA.

A Gerência de Risco do HGCC ressalta ainda que todo profissional de saúde, ao detectar qualquer problema ou alteração nos insumos e tecnologias utilizadas pelos pacientes, deve informar ao setor responsável. São as notificações espontâneas que resultam em ganhos significativos para o serviço e para os pacientes, uma vez que contribuem para a melhoria da qualidade dos produtos no mercado, buscando a garantia de segurança aos pacientes e profissionais. É agindo dessa forma que o HGCC, hospital público da rede estadual, leva a sério o cuidado com o paciente, oferecendo sempre um serviço de qualidade