Manual de Reações e Interações Medicamentosas pretende promover o uso seguro e racional dos medicamentos

15 de setembro de 2010 - 17:26

A equipe da Farmacovigilância, responsável  pelo estudo das reações adversas de medicamentos  nos pacientes,  ligada à Gerência de Risco, em parceria com a Diretoria do Hospital Geral Dr. César Cals e os médicos das Unidades Reumatológicas e Hematológicas, está trabalhando na elaboração de manuais  que tem com objetivo principal a contribuição para a qualidade da assistência prestada ao paciente, provendo o uso seguro e racional dos medicamentos.

Ao disponibilizar esses manuais, a equipe pretende ser útil no processo de elaboração de prescrições  médicas quanto à verificação da possibilidade de ocorrência de interações medicamento com outro medicamento, ou seja, medicamentos mais passíveis de serem usados, nas reações adversas possíveis ao tratamento do paciente, além de informar a classificação do potencial teratogênico, em relação à toxidade dos fármacos (princípio ativo) envolvidos,
quando se tratar de pacientes gestantes.

Os medicamentos referidos nos manuais foram escolhidos de acordo com o manejo clínico, além de outros fármacos amplamente utilizados (por meio de análises de prescrições médicas) e passíveis de estarem envolvidos com problemas que podem prejudicar a saúde do paciente. Para Dr. José Gerardo A. Paiva, reumatologista do HGCC, “o manual faz um levantamento de todos os medicamentos usadoa na reumatologias, ressaltando as indicações de dosagens e efeitos adversos, a interação de medicamentos. O manual indica ainda os cuidados que se deve ter com o uso dos medicamentos”.

O manual de Reumatologia já foi publicado. Já o Manual de Hematologia, com o título Manual de Reações e Interações Medicamentosas na Terapia de Neoplasias Hematológicas, está em fase de revisão e, em breve, serão disponibilizadas cópias na respectiva unidade clínica e também estará disponível na página da Intranet do HGCC.

Assessoria de Comunicação do HGCC – ASCOM
Wescley Jorge – Assessor de Comunicação