Encontros debatem e avaliam política de alimentação e nutrição

8 de setembro de 2010 - 14:11

O V Encontro Estadual dos Coordenadores Municipais da Política de Alimentação e Nutrição do Sistema Único de Saúde (SUS) será realizado pela Secretaria da Saúde do Estado em três  períodos diferentes. Tudo para permitir a participação de todos os municípios nos debates sobre os programas da política de alimentação e nutrição e na avaliação dos indicadores e ações. Os encontros acontecerão nos dias 13 e 14 de setembro com os municípios da 1ª à 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde, 16 e 17 com os municípios da 8ª à 14ª CRES e 20 e 21 com os municípios da 15ª à 21ª CRES. O encontro será realizado no Hotel Magna, Avenida Historiador Raimundo Girão, 1020, Praia de Iracema, das 8 às 17 horas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente cerca de 260 mil brasileiros perdem a vida em decorrência de doenças relacionadas a uma alimentação inadequada. O problema pode ter como origem tanto a falta de nutrientes como o excesso de substâncias como sal, açúcar e gordura. Um cardápio com mais frutas, legumes e verduras e menos produtos industrializados já ajudaria na prevenção de problemas de saúde, como a obesidade e a hipertensão.

A Promoção da Alimentação Saudável (PAS) é uma das ações da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e tem como objetivo apoiar os estados e municípios brasileiros no desenvolvimento de ações e abordagens para a promoção da saúde e a prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, como anemia, hipovitaminose A, distúrbios por deficiência de iodo (DDIs), desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, entre outras.

As ações da área têm como enfoque prioritário o resgate de hábitos e práticas alimentares regionais que valorizem a produção e o consumo de alimentos locais de baixo custo e elevado valor nutritivo, bem como padrões alimentares mais variados, desde os primeiros anos de vida até a idade adulta e velhice.

No encontro, os coordenadores municipais de alimentação e nutrição conhecerão o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário. O PAA tem como objetivo superar a vulnerabilidade alimentar de parcela da população, atuando em conjunto com outras instituições para melhorar o processo de desenvolvimento territorial. O Programa mantêm convênio com as prefeituras, que são responsáveis pela infra-estrutura logística para viabilizar as ações. Cabe ao município aconstrução das centrais de distribuição e recebimento dos Alimentos que, no Ceará, são comprados pela SDA diretamente dos agricultores e distribuídos para entidades beneficentes. Somente para esse ano, o PAA destinou para o Estado um recurso da ordem de R$ 3 milhões e 759 mil.

Os participantes do encontro conhecerão, também, o Programa Bolsa Família e farão avaliação sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), programas de suplementação de vitamina A e ferro e Estratégia Nacional de Promoção da Alimentação Complementar Saudável (ENPACS).