Secretaria da Saúde orienta sobre cuidados com sarampo e reforça vigilância

23 de agosto de 2010 - 16:09

A Secretaria da Saúde do Estado está reforçando a vigilância epidemiológica do sarampo. Isso porque houve detecção de casos importados no Pará e no Rio Grande do Sul e ainda feita a  notificação de casos suspeitos na Bahia. O último caso de sarampo confirmado no Ceará foi em 1999, mas por ser um Estado com grande fluxo de turistas, a Secretaria da Saúde lançou uma nota de alerta aos serviços de saúde e à população para intensificar os cuidados, reforçar as  ações de imunização e de vigilância laboratorial.

O sarampo é uma doença viral aguda, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade não vacinadas. A vacina contra o sarampo é a medida preventiva mais eficaz. A vacina pode ser encontrada em todas as unidades de saúde dos municípios e do Estado.

“A detecção de casos importados e de casos relacionados em países em que a interrupção da transmissão já foi alcançada, como no Brasil, Estados Unidos e em outros países das Américas, constitui uma preocupação que aponta para a necessidade da manutenção de vigilância epidemiológica ativa e alerta para novas eventuais ocorrências”, destaca a nota da Sesa. Segundo a nota, “no Brasil, após a interrupção da transmissão do sarampo no ano 2000, foram detectadas 5 casos  relacionados a casos importados de sarampo, o que significa que a vigilância epidemiológica tem mantido uma elevada sensibilidade para detecção que têm origem em outros países”.

A nota esclarece ainda que a conclusão final de todos os casos notificados somente será divulgada após os exames confirmatórios realizados no laboratório de referência nacional (Fiocruz, no Rio de Janeiro), sem nenhum prejuízo às medidas a serem adotadas, como acontece em todas as investigações de casos suspeitos de sarampo no país, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Nota de Alerta para Sarampo

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica/Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, considerando que:

– Países da Europa e África estão enfrentando um surto de Sarampo
– Foram confirmados três casos de sarampo em uma província de Buenos Aires (Argentina), três casos de Sarampo no Estado do Pará, dois casos de Sarampo por sorologia, aguardando apenas identificação viral, no Estado do Rio Grande de Sul e notificados 21 casos suspeitos em investigação no Estado da Bahia;
– O Ceará é um Estado com grande fluxo de turista advindos de todos os estados e de outros Países;

Resolve, em razão desses registros e por uma medida de precaução, alertar municípios, hospitais, clínicas, unidades de saúde, laboratórios, portos, aeroportos (públicos e privados), fronteiras sobre:

1. Intensificação da vigilância epidemiológica do sarampo com as seguintes ações:

    – Identificar oportunamente a ocorrência de novos casos suspeitos;
    – Notificar IMEDIATAMENTE, em até 24 horas, à Secretaria Municipal de Saúde;
    – Coletar sangue e espécimes clínicos (secreção de oro e nasofaringe e urina) para identificação viral e enviar ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/CE) de forma oportuna, ou seja, até no máximo o 4º dia após a coleta;
    – Avaliar as coberturas vacinais de rotina em todos os municípios;
    – Realizar a busca ativa de casos suspeitos não notificados nas unidades de saúde públicas e privadas (hospitais, unidades básicas, laboratórios, clínicas etc.).

2. Intensificação das ações de imunização contra sarampo:

    – Realizar busca ativa de não vacinados, na faixa etária de 1 a 39 anos e atualizar a vacinação, conforme as seguintes orientações:
    a. Faixa etária de 1 a 19 anos: primeira dose de tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e segunda com intervalo mínimo de 30 dias;
    b. Faixa etária de 20 a 39 anos: uma dose da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba);
    – Registrar no Sistema de Informação do Programa de Imunizações (SI-API), as doses aplicadas das vacinas segundo as faixas etárias.

3. Alerta para Vigilância Laboratorial

    – Liberar resultados dos exames oportunamente, ou seja, até o 4º dia da chegada da amostra no Laboratório;
    – Em casos de exames confirmados em Laboratório Particular, envio do mesmo soro para análise no Laboratório de Referência do Estado (Lacen/CE) e notificar à SMS;

Definição de caso suspeito

O sarampo é uma doença viral aguda, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade não vacinadas. A vacina contra o sarampo é a medida preventiva mais eficaz. Atualmente essa vacina pode ser encontrada em todas Unidades de Saúde dos Municípios e do Estado.

Caso suspeito é todo paciente que, independente da idade e da situação vacinal, apresentar febre e exantema maculopapular, acompanhados de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite; ou todo indivíduo suspeito com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou ao exterior.

Medidas imediatas diante de um caso suspeito

Profissionais de Saúde: assistência médica ao paciente, proteção individual para evitar circulação viral (isolamento domiciliar ou hospitalar), notificação do caso em até 24 horas, investigação em até 48 horas, bloqueio vacinal em até 72 horas, confirmação diagnóstica, proteção da população com vacinação de suscetíveis.

População: após constatação de sinais e sintomas de sarampo buscar atendimento médico imediatamente na unidade de saúde mais próxima da residência.

A detecção de casos importados e de casos relacionados em países em que a interrupção da transmissão já foi alcançada, como no Brasil, Estados Unidos e em outros países das Américas constitui um evento que aponta para a necessidade da manutenção de vigilância epidemiológica ativa e alerta para novas eventuais ocorrências.

No Brasil, após a interrupção da transmissão do sarampo no ano 2000, já foram detectados 5 eventos relacionados a casos importados de sarampo, o que significa que a vigilância epidemiológica tem mantido uma elevada sensibilidade para detecção de casos importados. No Ceará o último caso confirmado de Sarampo foi em 1999.

O Ministério da Saúde ressalta que, como em todas as investigações de casos suspeitos de sarampo no país, a conclusão final de todos os casos notificados somente será divulgada após os exames confirmatórios realizados no laboratório de referência nacional (Fiocruz/RJ), sem nenhum prejuízo às medidas a serem adotadas.