Ceará entre 10 Estados que vão vacinar contra meningite e pneumonia

11 de agosto de 2010 - 17:34

O Ministério da Saúde está incluindo este ano no calendário básico de vacinação da criança a vacina pneumocócica 10-valente, que protege contra a bactéria Streptococcus pneumoniae, o pneumococo, causador de doenças pneumocócicas invasivas, como a meningite e a pneumonia.  Com o objetivo de avaliar o impacto da vacina e verificar a efetividade na prevenção de doença invasiva, dez estados brasileiros, incluindo o Ceará, participam de uma investigação financiada pelo Ministério da Saúde. Para dar início à pesquisa no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado realiza na quarta-feira, 11 de agosto, reunião com representantes das instituições participantes, às 8 horas, no Auditório do Cesau, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.

A vacina pneumocócica 10-valente foi aprovada para uso em crianças brasileiras pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em junho de 2009 e desde então está disponível em clínicas particulares e chega a custar 200 reais. Um acordo de transferência de tecnologia para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio- Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), permitiu ao Ministério da Saúde incluir a vacina no Programa Nacional de Imunizações (PNI), que fornece a vacina aos estados e municípios. No Ceará serão imunizadas 200 mil crianças de dois meses a dois anos de idade, a partir de 14 de agosto, quando em todo país tem início a segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite.

Um mês após a aplicação da vacina, a investigação vai selecionar no Hospital Infantil Albert Sabin e no Hospital São José de Doenças Infecciosas, da rede estadual, que funcionarão como hospitais-sentinela, 25 casos de doença pneumocócica invasiva, elegendo quatro controles para cada caso, por idade e vizinhança. Em todo o Brasil, serão identificados 250 casos e mil controles para investigação da efetividade da vacina. A pesquisa tem duração de dois anos.

O pneumococo é uma bactéria gram-positiva que tem 90 sorotipos imunologicamente distintos de importância epidemiológica mundial das doenças pneumocócicas. No Brasil, no período de 2000 a 2008, a média anual de meningite pneumocócica foi de 1.218 casos, o que representa aproximadamente 11% dos casos de meningite bacteriana registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Nesse mesmo período, a incidência média anual foi de 0,7 casos por 100 mil habitantes e a letalidade média foi de 30%.

Considerando o grupo de crianças menores de dois anos, a incidência média anual de meningite foi de 5,9 casos por 100 mil habitantes. Para os menores de um ano, a incidência média anual foi de 9,5 casos por 100 mil habitantes. A letalidade média para essas duas faixas etárias foi de 33% e 34%.