14 de agosto é dia da segunda dose da vacina contra pólio

9 de agosto de 2010 - 13:25

14 de agosto é dia dos pais reforçarem o compromisso com a saúde dos filhos. Todos os postos de saúde do Ceará e do Brasil estarão vacinando contra a paralisia infantil crianças com menos de cinco anos. É a segunda etapa da campanha de vacinação nacional contra a poliomielite. O lançamento da campanha será feito pela Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria da Saúde de Fortaleza no dia 13, às 9 horas, na Praça do antigo Kartódromo, Rua Costa Matos, 6, próximo ao Centro de Saúde Guiomar Arruda.

No Ceará, devem ser vacinadas contra o vírus da paralisia infantil 741.189 crianças com menos de cinco anos. Quem tomou a primeira dose da vacina este ano precisa tomar as duas gotinhas de novo da vacina. A finalidade da vacinação duas vezes por ano é manter cada vez mais longe do Estado a doença. O último caso de paralisia infantil registrado no Ceará foi em 1988.

Além da vacina contra a pólio, os pais podem aproveitar o sábado, 14, para proteger as  crianças contra outras doenças e fazer a atualização do cartão de vacinação. Os postos vão oferecer outras vacinas, a exemplo da hepatite B, rotavírus, tétano e difteria. O número de postos para facilitar o acesso a imunização é enorme. São 1.692 postos fixos no Estado e mais 20 mil postos volantes. Na campanha, há 30 mil profissionais envolvidos desde o transporte das vacinas até  a chegada das duas gotinhas na boca das crianças.

COBERTURAS VACINAIS