HGCC recebe 35 alunos para internato médico

1 de julho de 2010 - 10:11

O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira, há mais 80 anos, dedica-se ao ensino e assistência à saúde, sendo a unidade mais antiga da rede estadual de saúde. Na quinta-feira, 1, recebe mais 35 alunos das Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Faculdade Christus. O evento que contará com participação da Direção do Hospital, corpo clínico e científico, bem como dos novos alunos do Internato, será realizado às 8h da manhã, no Auditório do Bloco 700, na Avenida Imperador, 545, Centro.

A programação conta com o acolhimento dos novos alunos, seguida da apresentação da estrutura hospitalar. Logo após, serão realizados os seminários participativos, com os seguintes temas a serem abordados: Normas e rotinas do internato – Dr. José Ossian de Aguiar Junior; Ética e trabalho em equipe – Dr. Paulo marcos Lopes; Diretrizes internacionais sobre prescrição médica – Dr José Gerardo Araújo Paiva; Precauções universais na prevenção de infecção hospitalar – Dra. Rebeca Lobo, finalizando com a discussão sobre humanidades médicas e sessão de cinema com o filme *Quase Deus*.

O Hospital César Cals acolhe os novos internos e confirma sua contribuição no ensino e pesquisa para a saúde no Estado do Ceará. De acordo com José Ossian de Aguiar Junior, médico e coordenador geral do internato, no internato, o alude de medicina dá o primeiro passo param, depois da formatura, iniciar a residência. Para ele, o internato é “onde o aluno passa a ter a convivência e experiência diretamente com o paciente, em tempo integral”. Daí a importância do internato para os estudantes de medicina.

O HGCC é um hospital terciário de alta complexidade e de ensino, reconhecido pelo MEC/MS, de referência no Ceará, nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia. Desde 1967, que o Hospital César
Cals oferece o Inernato.