Convênio regula estágios para instituições privadas de ensino

1 de julho de 2010 - 12:07

Um convênio único de cooperação técnica, didática e científica entre a Secretaria da Saúde do Estado, Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Faculdade Christus concluiu três anos de negociações para a regulamentação dos estágios curriculares dos alunos de medicina das duas instituições privadas nos sete hospitais da rede estadual de saúde. “O convênio regula o acesso dos alunos, atribuindo responsabilidades e obrigações às instituições conveniadas”, informa o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos.

Pelo convênio, a Secretaria da Saúde estabelecerá o número de estudantes a serem admitidos por período e por campo de estágio, garantindo que o número de vagas oferecidas será limitado à capacidade instalada da rede de unidades hospitalares, nos percentuais de 50% para instituições públicas estaduais de ensino, 35% para federais e 15% para instituições privadas. Vagas ociosas não ocupadas pelas instituições públicas serão destinadas às instituições privadas.

As instituições de ensino serão responsáveis pela seleção dos candidatos a estágios na rede pública. Para início da realização do estágio, será lavrado Termo de Compromisso de Estágio entre o estudante e a Secretaria da Saúde, com interveniência da instituição de ensino, representada pelo coordenador do curso de medicina. As instituições privadas deverão viabilizar, ainda, o acesso de estudantes de instituições de ensino superior públicas às atividades científicas desenvolvidas pelo curso de medicina nas instalações da Secretaria da Saúde.

O convênio firmado com a Unifor e a Faculdade Christus servirá de modelo para novos instrumentos de cooperação que poderão ser firmados com instituições particulares de ensino, tanto para cursos de medicina quanto para outras áreas da saúde. O Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, e o Hospital Regional da Zona Norte, em Sobral, que o Governo do Estado vai entregar à população, também se tornarão campo de ensino e aprendizagem para os futuros profissionais que estudam em cursos da área de saúde nas duas regiões.