Campanha de vacinação contra paralisia infantil será lançada dia 11

9 de junho de 2010 - 17:45

O último caso de paralisia infantil registrado no Ceará foi em 1988. Para deixar a doença cada vez mais distante da população, no próximo dia 12 começa no Estado e em todo o País mais uma campanha de vacinação contra a poliomielite. A Secretaria da Saúde do Estado e a Secretaria da Saúde de Fortaleza lançam a campanha, conjuntamente, dia 11, às 9 horas. O lançamento será no Centro de Saúde Irmã Hercília Lima Aragão, Rua Frei Vidal, 1821, São João do Tauape. No sábado, a Sesa, que fica na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, dá plantão das 8 às 17 horas para vacinar crianças com menos de 5 anos contra a pólio e contra a Influenza A (H1N1).

Com o tema “Vacinou, é gol”, e o Zé Gotinha, símbolo da campanha da imunização vestido de verde e amarelo, em pleno clima de copa do mundo, a meta no Ceará é vacinar 741.189 crianças menores de 5 anos contra a paralisia infantil. Nos pontos de vacinação, as crianças entre 2 e 5 anos que ainda não tomaram a vacina contra a Influenza A também ficarão imunizadas contra o vírus H1N1.

A estrutura da campanha de vacinação para deixar as crianças livres da pólio é grande. São 1.692 postos fixos e 20 mil postos volantes em todo o Estado. Em todos os 184 municípios cearenses 30 mil pessoas estão envolvidas nos trabalhos de vacinação. No estoque de vacinas, além da Sabin, que imuniza contra a paralisia infantil, estão as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), e contra hepatite B, difteria e tétano e ainda contra rotavírus. Os pais terão uma boa oportunidade de colocar o cartão de vacinação dos filhos em dia.

No quadro abaixo, você confere os índices de cobertura vacinal do Ceará.