Sesa orienta que é preciso se vacinar antes de ir ao país da copa

2 de junho de 2010 - 15:32

Secretaria da Saúde do Estado, com o objetivo de proteger a saúde dos cearenses que vão assistir a copa do mundo na África do Sul, elabora e divulga nota técnica com medidas de prevenção e cuidados básicos. Na nota, a Sesa destaca a obrigatoriedade da vacina contra a febre amarela, uma exigência do Código Sanitário Internacional. A vacina tem validade por 10 anos. Deve ser tomada até 10 dias antes da viagem. Como os jogos da copa 2010 já começam no dia 11 de junho, quem for viajar deve se apressar e procurar os centros de saúde do município de Fortaleza para tomar a vacina.

Além da febre amarela, os torcedores devem tomar a vacina tríplice viral, que inclui sarampo, caxumba e rubéola, e  ainda a vacina contra hepatite B. No voo, com mais de 10 horas de duração, rumo ao país da copa a dica é fazer movimentos circulares e de extensão com os pés para prevenir problemas circulatórios nos membros inferiores (trombose). Lá, no país da copa, uma recomendação básica de todos os dias e para todos os lugares: lavar as mãos, com sabão, frequentemente. Previne a transmissão de várias doenças, entre elas a Influenza H1N1. Para evitar complicações e agravamento, a nota orienta que se estiver doente, o torcedor não deve viajar.

Na nota, a Sesa, na perspectiva de que saúde não é apenas a ausência de doença, e num toque de cultura de paz, observa sobre a importância de respeitar os costumes locais e das pessoas, tendo uma conduta fraterna e gentil.

Veja nota na íntegra e a lista de centros de saúde com vacina contra a febre amarela.