Hospital César Cals discute a Segurança do Paciente

1 de junho de 2010 - 18:53

O Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira realiza, na manhã desta quarta-feira, 3, uma palestra sobre Segurança do Paciente, destinada a todos os profissionais da área ra da saúde. A palestra será no Auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, das 8h às 18h, na Avenida do Imperador, 498, Centro.

O evento tem como objetivo apresentar e discutir temas relativos à segurança dos pacientes em um hospital de alta complexidade. Quais as ações que devem ser observadas para o melhor desempenho do atendimento destinado ao paciente, proporcionando os cuidados essenciais para a sua integridade.

A Professora Doutora Maria de Jesus Harada, da Escola Paulista de Medicina, vai falar sobre os erros que podem ser cometidos no sistema de saúde e suas prevenções. Segundo a ela, há medidas essenciais para um atendimento eficaz e sem erros, como a identificação do paciente, orientação sobre a diferenciação de medicamentos cujas pronúncias são parecidas, os cuidados antes, durante e após o procedimento cirúrgico, comunicação na passagem de plantão entre os profissionais e a transferência de pacientes, e o principal deles, a higienização das mãos. Para a enfermeira e professora, “a higienização das mãos é fundamental para a segurança do paciente, como potencial de redução da ocorrência  de infecção”.

De acordo com Solange Paiva, coordenadora de educação continuada do HGCC, o tema vem sendo discutido no mundo todo e é de grande relevância para a prática dos cuidados de saúde.

Os cuidados com a segurança do paciente faz parte das diretrizes da Organização Mundial da Saúde, desde 2004, quando foi lançada a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, na busca pela orientação, prevenção e reflexão nas práticas de cuidados de saúde. Essas soluções são aplicadas em todos os países do mundo, sem requerer grandes investimentos financeiros.

Hospital Geral Dr. César Cals
Assessoria de Comunicação – ASCOM
Jornalista Responsável: Wescley Jorge
Telefone: 3101 5422
Celular: 8828  7463