HGCC lança projeto de cinesioterapia

24 de maio de 2010 - 15:58

Atualmente, é comum ver os funcionários do hospital em momentos de relaxamento e exercícios laborais apropriados para melhorar o desempenho físico, bem como, para a prevenção de problemas relacionados aos movimentos repetitivos causados por esforços no trabalho, entre outros.

Tudo isso se deve ao fato do novo projeto Elaborando a felicidade, ligado ao setor de Fisioterapia e que busca proporcionar uma melhoria na qualidade de vida, considerando o aumento no rendimento no trabalho e o bem-estar físico e mental dos funcionários. Além dos exercícios, o projeto também irá ministrar palestras educativas.

De acordo com Dyêggo Carvalho, fisioterapeuta, a Cinesioterapia laboral é de fundamental importância para um programa de prevenção e promoção da saúde do trabalhador. É realizado através de dinâmicas e da prescrição de alongamentos e exercícios sugeridos, orientados e supervisionados pelo fisioterapeuta, de acordo com a necessidade dos servidores. Os objetivos do projeto buscam a prevenção da Lesão por Esforço Repetitivo – LER e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho – DORT; a diminuição dos fatores implicados no estresse profissional;  a melhoria do relacionamento interpessoal; maior integração da equipe profissional, além de aumentar a autopercepção, o autocontrole, a motivação e auto-estima do servidor. “Este trabalho precisa realmente ser experimentado por todos que compõe o quadro de funcionários do HGCC, para que de médio a longo prazo possam sentir as diferenças ocorridas no seu corpo e na relação interpessoal do setor”, recomenda o fisioterapeuta
responsável pelo projeto.

Para Maria Aparecida Barbosa Lima, coordenadora do Serviço de Fisioterapia, o projeto surgiu da necessidade e procura dos próprios funcionários. As sessões acontecem nos setores ou em espaços específicos destinados à atividade, numa frequencia de duas vezes por semana, durante 20 minutos. Os horários são disponibilizados conforme a disponibilidade dos funcionarios de cada setor. Há sessões de manhã cedo, às 7h, e durante toda a tarde, das 13h às 17h. Maria Aparecida ressalta que o projeto procura se adequar às necessidades dos servidores. Atualmente cerca de 200 funcionários participam da cinesioterapia laboral por semana.