Conscientizar para evitar acidentes de trabalho

27 de abril de 2010 - 16:10

No Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, 28 de abril, o Hospital Geral César Cals amanhece envolvido por atividades que pretendem conscientizar os funcionários sobre como evitar acidentes no local de trabalho e a maneira correta para se ter qualidade de vida também durante o período de trabalho. A programação tem início de manhã cedo no HGCC, às 8h, na Avenida do Imperador, 545, Centro.

Uma parte do Hospital concentrará as atividades e exposições dos materiais que devem ser utilizados num ambiente hospitalar visando a proteção individual e coletiva. De acordo com Joana D’arc de Alencar Campos, coordenadora do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, os cartazes pretendem informar e conscientizar os funcionários sobre temas como acidentes com perfuro cortante, qualidade de vida no ambiente de trabalho, higiene, riscos, danos à saúde causados por ruídos, tudo ligado ao local de trabalho, além da maneira correta de como utilizar os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, como máscaras, luvas, capacetes, óculos, etc..

Os funcionários também receberão um informativo no formato de uma mão contendo mensagens relacionadas à proteção individual, destacando os cinco passos fundamentais para a prevenção contra acidentes no ambiente hospitalar.

Outro fator de grande relevância nesse dia em e em todos os dias do ano, e que também será ressaltado, é a disposição, em locais adequados, de extintores de incêndio. No HGCC, a regularização de todos os extintores com suas devidas demarcações e sinalizações está de acordo com a determinação e orientação do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Além disso, durante parte da manhã e toda a tarde, a setor de Fisioterapia, por meio do programa Elaborando a Felicidade, irá desenvolver atividade de cinesioterapia nos corredores do hospital. Nesse dia,  há ainda o objetivo de divulgar essas atividades para os funcionários participarem mais efetivamente. Com os exercício específicos, segundo Dyêggo Carvalho Amorim, fisioterapeuta, há a prevenção de doenças ocupacionais, como lesão por esforço repetitivo, dores no corpo, na coluna, tendinite e estresse. Essas atividades pretendem
mostrar aos funcionários a importância da realização do trabalho de maneira mais consciente, evitando a ocorrência de acidente no local de trabalho.

Hospital Geral Dr. César Cals
Assessoria de Comunicação – ASCOM
Jornalista responsável: Wescley Jorge
Celular: 8828 7463
Telefone: 3101 5422