Conferência em Sobral debate a saúde mental

13 de abril de 2010 - 14:25

Já começaram as conferências macrorregionais, preparatórias para III Conferência Estadual de Saúde Mental, que acontecerá em Fortaleza, nos dias 13 e 14 de maio. No dia 13 de abril acontece a I Conferência de Saúde Mental da Macrorregião de Sobral, no Centro de Convenções de Sobral, Rua Visconde de Sabóia, 300, Junco. Os 55 municípios da macrorregião serão representados por 256 delegados. Os 403 delegados representantes dos 84 municípios restantes que integram a macrorregional de Fortaleza estarão reunidos no dia 15 de abril, no Centro Vocacional Pio XII, Rua Basílio Pinto, s/n, bairro Combate, em Quixadá, na I Conferência de Saúde Mental da Macrorregião de Fortaleza.

Os debates nas etapas macrorregionais e estadual da conferência acontecerão em torno de três eixos temáticos: Saúde Mental e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; Consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer os movimentos sociais; e Direitos humanos e cidadania como desafio ético intersetorial. A etapa macorregional do Cariri elegerá 68 delegados para a Conferência Estadual, a macrorregional de Sobral 75 e, a de Fortaleza, 140 delegados. Nas delegações estão representados os segmentos de usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços de saúde e os parceiros intersetoriais da saúde.

A III Conferência Estadual de Saúde Mental aprovará propostas e elegerá 43 delegados para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental – Intersetorial, que será realizada de 27 a 30 de junho, em Brasília, com 1,2 mil delegados, sob o tema “Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios”. Entre os objetivos da Conferência está a promoção do debate da saúde mental com os diversos setores da sociedade no atual cenário da Reforma Psiquiátrica, que indica novos desafios para a melhoria do cuidado em saúde mental no território, devendo contemplar o desenvolvimento de ações intersetoriais.