Curso de capacitação Método Canguru para profissionais do HGCC

18 de março de 2010 - 17:26

Vitória Freitas Silva, de quatro meses, nasceu de parto normal, pesando apenas 905 gramas, na maternidade do Hospital Geral César Cals. Por causa de complicações no pulmão e no coração, precisou ficar na UTI nenonatal durante dois meses e dez dias. Com o tratamento, ela foi ganhando peso e logo em seguida transferida para a enfermaria do Método Canguru. E é nesse novo estágio do tratamento, que Vitória e sua mãe, Maria da Saúde Freitas Maia podem conviver mais próximas durante o tratamento. Dessa maneira, o vinculo entre as duas aumenta a cada dia, além de proporcionar mais confiança para a mãe. “Aqui é muito bom. Antes eu nem conseguia segurar minha filha. Eu era insegura, sem coragem até para tocar nela. Hoje, não sou mais”, comemora a mãe de Vitória, que aprendeu a ter confiança para cuidar da filha e a segurá-la corretamente no colo.

Conquistas como essa é que inspiram o constante aperfeiçoamento do Método Canguru no HGCC. Por isso, a iniciativa de mais uma ação para adequar e especializar os profissionais do Hospital. De 22 a 26 de março, é realizado o curso Capacitação Método Canguru, que visa de maneira teórica e prática, atualizar e sensibilizar os profissionais na atuação com o paciente e a família, trabalhando como primordial o vinculo entre família, hospital e paciente. No Canguru, o bebê passa a ter um contato maior com a mãe, com a família, conseguindo conhecer melhor a mãe e identificá-la facilmente. “Na UTI, ela só conhecia a auxiliar de enfermagem, agora ela já me conhece, sente minha presença”, ressalta feliz Maria da Saúde.

Segundo Francisca Rosinete da Silva Braz, assistente social do Método Canguru do HGCC, são discutidos, durante o curso, casos clínicos por meio de uma abordagem ampla sobre o método. O curso, é ministrado por pediatra, assistente social, fisioterapeuta e fonoaudiólogo;  é vinculado ao Ministério da Saúde e pretende
aprimorar cada vez mais o serviço. O HGCC possui uma enfermaria com capacidades para cinco leitos.

A programação de amanhã é variada e tem início às 8h da manhã com exposição do trabalho ambulatorial, prática sobre cuidados com a alimentação e posicionamento do bebê; trabalho interdisciplinar, planejamento de apresentação e encerramento.

MÉTODO CANGURU
Estratégia definida pelo Ministério da Saúde para promover uma desospitalização do recém-nascido prematuro que, ao não precisar mais da ajuda de alta tecnologia, como respiradores e incubadoras, mas que ainda não estão em condições de ir para casa, por causado baixo peso, permanece no ambiente hospitalar, principalmente no convívio com sua mãe. Assim, foi constatado que o colo da genitora seria um ambiente propício para fortalecer o binômio mãe-filho e que promoveria, com maior rapidez, um ganho de peso. Hoje o Método Ganguru é
uma unidade com cinco leitos. O serviço é composto por uma equipe multiprofissional que se destina a assistir este binômio de maneira que fortaleça cada vez mais a interação entre equipe de saúde e mãe-filho. O serviço tem também o objetivo de evitar a infecção hospitalar.

SERVIÇO:
Curso de Capacitação Método Canguru
Data: 22 a 26 de março
Local: Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa – CEAP, Avenida do Imperado,
372– Centro

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge – 3101 5422 / 8828 7463