Tratamento das siamesas é realizado no HGCC e no HIAS

12 de janeiro de 2010 - 15:46

As gêmeas siamesas, Suiane e Suiara, nasceram unidas pelo abdome e pelo tórax, no dia 30 de novembro de 2009, na Maternidade do Hospital Geral César Cals de Oliveira, onde permaneceram internadas, juntamente com a mãe, durante 16 dias. As gêmeas têm um só coração.

As crianças nasceram de parto cesariano e de acordo com a avaliação médica, o quadro apresentado tem causa genética. Após os 16 dias de internamento, as crianças receberam alta e foram para a casa da família, no município de Maracanaú, com a consulta de retorno marcada para o dia 4 de janeiro de 2010. De acordo com a mãe, Rosiene Ferreira, no sexto mês de gestação, ela ficou sabendo sobre a possibilidade das filhas nascerem com um só coração.

Antes da alta hospitalar, a família obteve todas as informações sobre o quadro clínico e o estado das gêmeas, além das orientações essenciais para o cuidado das crianças, inclusive sobre a data de retorno para o acompanhamento.

No dia 4 de janeiro, a mãe, a avó e o padrinho de uma das crianças compareceram ao ambulatório de pediatria de alto risco (neonatologia) do Hospital Geral César Cals de Oliveira, para a consulta de retorno, após a alta hospitalar. De acordo com a avaliação médica, as gêmeas estão satisfatoriamente bem,  num bom estado clínico, considerando a complexidade do caso. A avaliação da pediatra verificou ainda que a alimentação, evacuação e respiração estão normais.

Após a consulta com a pediatra, a mãe e avó das crianças receberam aos orientações para os próximos procedimentos e cuidados. O tratamento agora passa a ser realizado no Hospital Infantil Albert Sabin, unidade de saúde infantil da Secretaria da Saúde do Estado, voltada para a saúde da criança. O HGCC já providenciou o encaminhamento para o HIAS, local ideal para o tratamento, por se tratar de um hospital infantil. No dia 19 de janeiro, a mãe e as filhas deverão comparecer ao HIAS para a primeira avaliação,  portando certidão de
nascimento e comprovante de endereço. No Albert Sabin, as crianças serão acompanhadas por cirurgião, cardiologista, pediatras, geneticistas entre outros.