HGCC inaugura Serviço de Hematologia

16 de novembro de 2009 - 10:00

 

O Hospital Geral César Cals, na busca pela excelência no atendimento, passa a oferecer uma nova área, destinada ao Serviço de Hematoloigia, responsável pelo tratamento de doenças como leucemia mielóide aguda, leucemia linfóide aguda, leucemia mielóide e linfóide crônica, linfoma não Hodjkin e mielomas.

Os pacientes atendidos por esse serviço são referenciados de outros hospitais e são submetidos a  tratamentos quimioterápicos. De acordo com Herivaldo Ferreira da Silva, médico coordenador da Hematologia, o tempo de internação depende da necessidade de cada paciente. “Um paciente com tratamento quimioterápico
permanece, no mínimo, dois dias internados”, ressalta. Mas, segundo ele, há também pacientes que permanecem mais tempo internados, quando da necessidade de investigação, diagnóstico e tratamento da doença.

O Setor de Hematologia dispõe de sete leitos, sendo um destinado para isolamento e é composto por seis enfermeiras, 12 técnicos e auxiliares de enfermagem, um médico, um residente de medicina, assistente social e um agente administrativo. Por ser um hospital escola, há estágios para acadêmicos de enfermagem e medicina. Até o momento, 26 internos e 6 residentes de medicina já passaram pela Hematologia do HGCC. O Serviço de Hematologia, foi implantado em 14 de maio desse ano, com quatro pacientes. Desde então, 60 pacientes já foram atendidos. O Serviço de Hematologia do HGCC é o terceiro do estado a tratar leucemia aguda em adultos.