César Cals comemora um ano do Posto Avançado de Registro Civil

12 de agosto de 2009 - 18:18

Pedro Lucas Matias Magalhães, Maria Nizielly Batista da Silva e Miguel Benício Holanda são alguns dos mais novos cidadãos brasileiros, todos nascidos na Maternidade do Hospital Geral César Cals. Além de sair com todos os exames feitos, vacinados e com as consultas de retorno marcadas, eles também levam para casa o primeiro documento, o registro civil.
   
Por isso, na próxima sexta-feira, 14, às 13h, o HGCC comemora um ano de atividades do cartório, destacando a importância de contribuir para a diminuição do índice de sub-registro no Ceará. O Posto Avançado de Registro Civil irá funcionar durante toda a tarde, das 13h às 18h. Os funcionários do HGCC, nesse dia,  estarão usando o laço da cidadania, ressaltando o compromisso do Hospital César Cals com a cidadania, além de facilitar o acesso dos pais ao documento de registro civil.   
   
As informações sobre o registro são passadas pelo Serviço Social e Enfermagem. Desde a entrada das gestantes até após o parto, elas já fazem uma abordagem e conversam sobre a importância do registro. Sara Frota Marcelo, assistente social, diz que é perceptível a satisfação dos pais e destaca a importância do serviço. “A nossa ação é um dispositivo de humanização do Ministério da Saúde, pois é um dever nosso propiciar um atendimento pleno ao usuário do SUS, considerando a importância das nossos bebês saírem do hospital como cidadãos.”
    
Foi o que fez Maria Geane Dias Barbosa, que não perdeu tempo e já registrou o filho, nascido na segunda-feira, dia 10. Mesmo morando numa localidade onde há cartório, ela disse que a facilidade de ter, já no hospital, o serviço de registro facilitou para registrar a criança. “Meu marido veio nos visitar, trouxe os documentos e já registramos o Miguel”.
   
Atualmente, a média mensal de nascimentos no Hospital César Cals é de 375 crianças. Por mês, são registradas cerca de 167 crianças. Em um ano, já foram registradas 2000 crianças.
   
Mais um serviço foi implantado. Agora, o Posto Avançado de Registro do HGCC passa a emitir também a declaração de óbito. O posto funciona de segunda a sexta, de 16h às 18h, e aos sábados, de 13h às 18h.

Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira
Assessoria de Comunicação – ASCOM
Jornalista responsável: Wescley Jorge
Telefone: 3101 5422
Celular: 8828 7463