Novo veículo do Banco de Leite fará coleta em casa e atenderá mães

6 de agosto de 2009 - 13:35

O número 0800 286 5678 é a linha direta entre as mães doadoras e o banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals. A ligação gratuita é meio mais fácil para as mães, que desejarem doar, entrar em contato com o Hospital, pois facilita as doações e também podem ser tiradas as dúvidas mais freqüentes, com orientações e esclarecimentos sobre o aleitamento materno.  

Como parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Banco de Leite do HGCC ganha mais uma ferramenta para facilitar o processo de doação de leite. Na sexta-feira, 7, às 9h, a Secretaria da Saúde do Estado entrega ao Hospital um carro que irá implementar as ações do serviço de aleitamento materno. Segundo Rejane Santana Brito, médica coordenadora do Banco, “além de ir buscar o leite na casa da mãe, o carro levará profissionais do hospital para a visita domiciliar”. Com isso, será possível um acompanhamento mais próximo da saúde das mães, no qual, será enfatizado as orientações e dicas para o procedimento correto na hora de fazer a ordenha e guardar o leite.

Rejane Santana destaca ainda que com o carro, também será possível a realização do trabalho integrado com os postos de saúde, com divulgação, promoção e estímulo à amamentação e á doação de leite.  

O Banco de Leite Humano do HGCC é um dos maiores do Estado Ceará e, no momento, atende a cerca de 70 crianças, por isso a necessidade diária de 10 litros de leite. Qualquer mãe, que estiver amamentando e tem excesso de leite, pode doar. Quando isso acontece, os bebês da UTI têm mais chance de recuperação e o tempo de internação pode diminuir pela metade. Logo, é de grande importância que as mães possam se conscientizar e doar leite, pois é uma ação que salva a vidas. Atualmente, o HGCC conta com cerca de 30 mães doadoras. O Banco de Leite do HGCC funciona todos os dias da semana, de 7 da manhã até às 19h. Em todo o Ceará, existem seis Bancos de Leite Humano.

Assessoria de Comunicação ASCOM / HGCC
Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 3101 5422
Celular: 8828 7463
www.hgcc.ce.gov.br