Pacientes da Unidade de Cirurgia Bariátrica participam de encontro mensal no HGCC

3 de agosto de 2009 - 16:10

Nesta sexta-feira, 31, o Hospital César Cals realiza mais uma reunião, às 10h, no Auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, na Av.do Imperador, 498, com os pacientes da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que é responsável pelas cirurgias de redução do estômago. A unidade
é formada por uma equipe multiprofissional das mais variadas áreas, como clínicos gerais, cirurgiões, cirurgião plástico, cardiologistas,  psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros.
       
O programa da obesidade tem início no posto de saúde, quando o paciente é atendido pelo clínico geral e encaminhado para o Hospital César Cals, onde será  atendido por um especialista, que fará a avaliação e o encaminhará para a realização dos exames. Além do atendimento médico, o paciente passa a frequentar as reuniões, que acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês, na qual recebe orientações sobre todo o tratamento, incluindo o acompanhamento pré e pós-cirúrgico.
       
A equipe desenvolve um trabalho de acompanhamento que passa por psicólogo, assistente social, cardiologista, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, preparando o paciente para a cirurgia. Após a cirurgia, ele recebe uma carteira de identificação para ter acesso à medicação necessária, que o ajudará na recuperação.      
        
O primeiro procedimento foi feito em janeiro de 2002 e, desde então, o hospital vem buscando aumentar o número de cirurgias, que são realizadas às quartas e sextas-feiras
        
Atualmente, o Hospital César Cals é o único da rede pública a fazer a cirurgia. Por mês, são realizados oito procedimentos. Já foram operados 324 pacientess. A equipe de cirurgiões conta com quatro médicos. No momento, 56 pacientes estão preparados para a cirurgia.

Outras informações:
Paulo Marcos Lopes – médico cirurgião –  9985 8106
Sara Frota Marcelo – assistente social – 8894 9435

Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira
Assessoria de Comunicação – ASCOM
Jornalista Responsável: Wescley Jorge
Telefone: 3101 5422
Celular: 8828 7463