Educação e arte voltadas para melhorar a saúde de pacientes

18 de junho de 2009 - 18:25

Visando ações complementares de um atendimento eficaz e voltado também para o lado cultural, emocional e ocupacional de seus pacientes, o Hospital César Cals desenvolve mais um programa de humanização. As pacientes da Casa da Gestante e da clínica de Ginecologia e Obstetrícia participam das atividades psicopedagógicas aplicadas pela Enfermagem.
       
O objetivo é de fortalecer cada vez mais a construção do ensino e aprendizagem das pacientes do César Cals. O Projeto de Psicopedagogia Hospitalar ajuda na recuperação das pacientes, com um trabalho sobre diversos temas ligados à saúde, como gravidez na adolescência, AIDS, dengue, doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, entre outras.
       
De acordo com Zilma Nunes Melo, enfermeira e coordenadora do Projeto, são desenvolvidos trabalhos de arte, aprimorando a aprendizagem e fixação de temas, bem como o bem-estar das pacientes, ao evitar a ociosidade. “Com as práticas, são trabalhadas a matemática, raciocínio lógico, cores, coordenação motora, além de outras atividades”, acrescenta ela. Os encontros consistem em uma palestra educativa, seguida do trabalho manual, realizados na própria unidade.

Também faz parte do projeto os cursos de Preparação para o Parto, que está na sétima turma e pelo qual já passaram cerca de 150 mães. Uma vez por mês, durante três dias, 20 mães que fazem tratamento no César Cals ou em qualquer outra unidade hospitalar, participam de encontros nos quais são abordados temas como o processo de humanização do parto, as práticas aconselháveis durante o parto, as posições adequadas e o incentivo ao parto natural. É o caso de Sueli Espíndola, grávida de sete meses, ela conta que ficou sabendo do curso quando passeava no shopping. Em seguida, ela entrou em contato com o Hospital e fez a inscrição. No primeiro dia, estava animada para se informa principalmente sobre parto normal. “Eu já tive um filho, mas foi cesareana, agora quero ter por parto natural”, conta ela, que busca sempre a ajuda de profissionais e
considera muito importante a orientação para o parto.
       
O parto humanizado vai desde o acolhimento da gestante, na entrada da maternidade, passa pelo apoio psicológico e emocional, durante o trabalho de parto, até a chegada do bebê.

Assessoria de Comunicaçõ – ASCOM/HGCC
Wescleu Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 3101 5422
Celular: 8828 7463