Hospital César Cals lança programa de Visita Aberta

16 de março de 2009 - 11:15

Uma novidade tomou conta dos corredores do Hospital Geral César Cals. Os visitantes são avisados  todos os dias sobre o novo horário de vista que, agora, vai de de 11h da manhã até as 7h horas da noite. Antes, o horário de visita era apenas de duas horas por dia. Esse novo dispositivo faz parte da Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde que, a partir do dia 16 de março desse ano passa a vigorar em caráter oficial no HGCC.

A Visita Aberta, como é conhecido o programa, oferece para os pacientes do César Cals uma nova realidade e oportunidade de continuar o elo com a família e a sociedade, possibilitando a inserção social do paciente durante toda a sua internação. Esse dispositivo assegura a ampliação do acesso dos visitantes às unidades de internação, para garantir a ligação entre o paciente, a sua rede social e os diversos serviços da rede de saúde.

O processo é bem simples. O visitante pode comparecer ao hospital durante o novo horário, das onze da manhã às sete da noite.  Depois de passar pela recepção, ele vai se dirigir até à enfermaria para visitar o paciente, onde pode permanecer por vinte minutos. O visitante pode ir sozinho ou acompanhado de outra pessoa. Em cada enfermaria, poderão ficar até seis visitantes, não sendo possível ultrapassar esse número. Nas unidades fechadas, como as salas de parto, o visitante terá acesso conforme orientação da equipe médica, enfermagem e serviço social, que ficará responsável de verificar a possibilidade de visitas nessas unidades.

O novo horário de vistas permitirá que o visitante tenha mais possibilidades de vir até o Hospital por contar com mais opções de horário. Segundo Valdy Ferreira de Menezes, médico e diretor geral do HGCC, a Visita Aberta integra um dos princípios do Hospital que é a humanização, pois a visita facilita o
contato do paciente com seus familiares. “Cientificamente, está provado que a relação entre visitante e paciente colabora com o tratamento”, declara. Valdy Menezes acredita que o benefício não é somente para o paciente como também para os familiares, que muitas vezes precisavam faltar ao trabalho para fazer a visita ou comparecer ao Hospital apenas no fim de semana.

De acordo com o Ministério da Saúde, considerando o ponto de vista fisiológico, a visita e o acompanhante são parceiros do tratamento, pois estimulam a produção hormonal no paciente, diminuindo seu estado de alerta e a ansiedade diante daquilo que desconhece, permitindo mais serenidade, confiança e, consequentemente, uma resposta positiva ao tratamento. “O paciente quando está longe da família e de casa, pode se sentir inseguro. Coma a visita e a presença do familiar, há uma melhora no emocional, assim como no estado físico e
orgânico”, explica Lucifátima Maciel de Carvalho, psicóloga clínica. Ela acrescenta ainda que com a presença do visitante, o paciente se sente mais seguro e confiante, pois recebe o apoio, além do fortalecimento dos laços.

Desde a última segunda-feira, a Visita Aberta está funcionando em caráter experimental.

Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 3101 5422 / Celular: 8828 7463