Banco de Leite do HGCC mobiliza para doação de leite materno

27 de fevereiro de 2009 - 19:37

Para não faltar leite, é preciso doar

O leite materno é o alimento completo para o bebê, pois contém todas as vitaminas, proteínas, gorduras e açúcares necessários para o desenvolvimento da criança, além de proteger contra doenças. Daí a importância da amamentação, especialmente quando os bebês são prematuros ou de baixo peso e precisam ficar internado na UTI.
   
O Banco de Leite Humano do HGCC atende atualmente a cerca de 65 crianças, por isso a necessidade diária de 10 litros de leite. As doações diárias que chegam ao Banco estão reduzidas, principalmente por conta do feriado de Carnaval. Hoje, apenas 5 mães estão doando, mas esse número é relativo, segundo conta Cristina Rabelo, enfermeira. “Por causa do Carnaval, as doações diminuíram, mas o número fica sempre variando”, conta ela.
   
Por atender a um grande  número de crianças e por ser o maior do Estado do Ceará, o Banco do HGCC, precisa sempre de leite. De acordo com Rejane Brito, médica coordenadora do Banco, todo leite pasteurizado é consumido e que, em média, 30 mães doam leite para o César Cals, mas não é suficiente. Para ser uma doadora de leite, basta ligar gratuitamente para o número 0800 286 5678. Ao ligar, as mães podem esclarecer as dúvidas que possam ter, fazer o cadastro para ser doadora, além de receber orientações sobre a retirada do leite e acondicionamento, que deve ser feito em vidros de maionese ou café solúvel. Caso a mãe não possa comparecer ao hospital, uma equipe vai ate à casa da doadora,  para trazer o leite doado.
   
Com as doações, as mães ajudam a manter o estoque de leite do Banco, que alimenta os bebês da UTI do César Cals e diminuir o tempo de internação. O Banco de Leite do HGCC funciona todos os dias da semana, de 7 da manhã até às 19h. Em todo o Ceará, existem seis Bancos de Leite Humano.

Assessoria de Comunicação – ASCOM / HGCC
Wescley Jorge – Assessor de Comunicação
Telefone: 3101 5422
Celular: 8828 7463
wescley@hgcc.ce.gov.br
www.hgcc.ce.gov.br