Serviço de Clínica Médica

19 médicos
01 secretária

MISSÃO

Investigar, diagnosticar e tratar, em nível terciário, enfermidades concernentes à Clínica Médica e suas diversas subespecialidades clínicas, englobando doenças comuns e moléstias raras, frisando a assistência integral, interdisciplinar e humanizada. Fomentar o ensino e a pesquisa em Clínica Médica, voltados à formação profissional baseada em evidências dos Residentes em Clínica Médica, bem como compor módulo essencial à educação médica de internos (acadêmicos de Medicina).

ÁREA DE ATUAÇÃO

Medicina Clínica (Medicina Interna)

OBJETIVO

Atenção clínica global aos pacientes internados no Serviço, no âmbito científico, técnico e humanístico.

Serviço de Cirurgia e Especialidades

O Hospital Geral César Cals tem um Serviço de Cirurgia Geral (SERCIR) composto por um Centro Cirúrgico, com 05 salas devidamente equipadas e uma sala de recuperação com 04 leitos. Em suporte de internamento, dispomos de 45 leitos em enfermarias, destinados a receber paciente de todo Estado do Ceará.

O “staff” médico dispõe de cirurgiões gerais, torácicos, vasculares, neurocirugiões, plásticos, colo-proctológicos e urológicos. Contamos, ainda, com uma equipe multiprofissional de enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e auxiliares de enfermagem, secretárias e outros.

Atualmente, o Serviço de Cirurgia é referência para o estado, e é o único hospital da rede pública estadual que realiza tratamento cirúrgico da Obesidade Mórbida (Cirurgia Bariátrica). Como fundamento histórico, destaca-se o perfil de pioneirismo do HGCC em diversas áreas, tendo sido lugar da realização das primeiras cirurgias no Ceará, como o primeiro parto abdominal (cesareana), a primeira colecistectomia e a primeira cirurgia cardíaca.

O hospital continua assumindo uma postura de vanguarda na introdução de novas técnicas cirúrgicas e procedimentos dos mais diferentes graus de invasividade, nas diversas áreas afins, como procedimentos laparoscópicos, cirurgias para tratamento de câncer de esôfago , pâncreas, cirurgia da obesidade, inclusive laparoscópica.

Concomitante ao processo assistencial e com marcante tradição e atuação, desenvolvem-se atividades acadêmico-pedagógicas, nas formas de Internato em Medicina, Residência Médica, Especialização, Estágio e Treinamento nas diversas áreas da saúde, com destaque para Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e Patologia Clínica, igualmente em níveis superior e médio.

É justo também relatar as recentes investidas no campo da Pesquisa, subsidiando e alimentando investigações em níveis de mestrado e doutorado. Todas as atividades de ensino são amparadas por convênios oficializados junto às universidades, faculdades e instituições de ensino pertinentes.

O ingresso dos pacientes ao Serviço de Cirurgia é feito pela Central de Marcação de Consultas, onde os pacientes são referendados da atenção primária. Dessa forma, atendemos pacientes com amplitude estadual e, até certo ponto, regional.

Especialidades Cirúrgicas

Cirurgia Geral