Posto de Registro Civil do HGCC completa seis meses

9 de fevereiro de 2009 - 14:28

Jeferson, Geílson e Géssica, trigêmeos nascidos na Maternidade do Hospital César Cals. São crianças como eles que estão construindo a história do Posto Avançado de Registro Civil, que há seis meses registra crianças nascidas no HGCC. “O Cartório é muito bom, porque a gente já pode registrar o bebê aqui, principalmente para mim, que moro longe”, comemora Maria Ana Galeno dos Santos, mãe dos trigêmeos.  
    
Durante esse período, 1066 crianças foram registradas no Posto do Hospital César Cals. De acordo com Maria Goreth de Lavor Rosa, assistente social ligada ao Posto de Registro, o serviço facilita muito para os pais, especialmente para aqueles que têm menos condição e que moram distantes de algum cartório. “No César Cals, a criança tem toda assistência. O bebê nasce, sai com todos os exames feitos, vacinado, com consulta de retorno marcada e também com o registro civil”, explica. O Centro de Assistência Social é o responsável direto pelo serviço de registro no Hospital. Desde a entrada das gestantes até após o parto, elas já fazem uma abordagem e conversam sobre a importância do registro.                   
    
Venúbia Estevam Rodrigues está ansiosa para registrar a filha Maria Eduarda. Segundo ela, o serviço de cartório é muito bom, considerando que a criança já sai cidadã, e não precisa procurar um outro cartório e nem enfrentar filas. “O pai dela vem hoje ao hospital com os documentos para registrar”, conta ela animada.
    
O Posto avançado de Registro Civil foi implantado no Hospital César Cals para que toda criança que nascer na maternidade seja registrada, antes de deixar o hospital, facilitando o acesso ao documento. Atualmente, o posto funciona de segunda a sexta, de 16h às 18h, e aos sábados, de 13 às 18h.