Funcionários do HGCC participam de Oficina de Humanização de Visitas

4 de fevereiro de 2009 - 19:16

Voltado para o o conceito de humanização, o HGCC vem desenvolvendo ações que disseminem a importância do atendimento e tratamento humanizados, tanto para os pacientes, como para os visitantes, funcionários e parceiros.  Assim, desde a penúltima semana de janeiro, os funcionários do Hospital estão participando de cursos que tratam da Política Nacional de Humanização (PNH). De acordo com Lucila Paes Landim, consultora da PNH, do Ministério da Saúde, após reunião com a direção, passaram a acontecer as oficinas com os trabalhadores do Hospital, formando grupos para a condução do processo.                                
        
Num primeiro momento, cerca de 60 funcionários foram divididos em duas turmas para uma discussão sobre o processo de implantação da visita aberta, programa que estenderá o horário de visitação aos familiares, amigos e responsáveis, ajudando na recuperação e melhoria da saúde, além de proporcionar horários alternativos para o familiar ter um contato maior com o paciente internado. Já num segundo momento, os dois grupos se reuniram para apresentar propostas para a implantação da visita aberta. Lucila Landim destaca que as oficinas têm sido bastante produtivas, levando em consideração as dificuldades e possibilidades para implantar o programa, mas que há uma busca para a construção de um plano de ação que envolva todos os trabalhadores do HGCC. “A visita aberta é um dispositivo de cuidados que favorece a recuperação e melhoria da saúde dos pacientes, sendo uma ação de humanização da atuação em saúde”, conclui.

Segundo Marília de Souza Teixeira, ouvidora do Hospital, há uma demanda por visitas extras, fora do horário estabelecido pela Unidade. Mas com uma reestruturação do hosrário de visitas isso pode ser mudado. “A visita aberta é muito importante e fundamental, levando em consideração a recuperação do paciente e a necessidade do familiar poder estar presente”, explica ela.
       
Além da visita aberta, outra ações serão tratadas ao longo do ano de 2009, de acordo com a Política Nacional de Humanização.