Serviço de Cirurgia e Especialidades

16 de janeiro de 2009 - 14:23

O Serviço de Cirurgia do Hospital Geral Dr. César Cals (SECIR) é composto por nove especialidades: Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Oncológica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Cabeça e Pescoço, Cirurgia Urológica, Cirurgia Proctológica e Cirurgia Bariátrica. Ao todo, 38 cirurgiões estão distribuídos nas nove especlidades.

 

O centro cirúrgico é estruturado em cinco salas devidamente equipadas e uma sala de recuperação com 04 leitos. Em suporte de internamento, dispomos de 45 leitos em enfermarias, destinados a receber paciente de todo estado do Ceará. O “staff” médico dispõe de cirurgiões gerais, torácicos, vasculares, neurocirugiões, plásticos, colo-proctológicos e urológicos. Contamos, ainda, com uma equipe multiprofissional de enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e auxiliares de enfermagem e secretárias. Atualmente, o Serviço de Cirurgia é referência para o estado, por ser o único hospital da rede pública estadual que realiza tratamento cirúrgico da Obesidade Mórbida (Cirurgia Bariátrica).

 

Como fundamento histórico, destaca-se o perfil de pioneirismo do HGCC em diversas áreas, tendo sido lugar da realização das primeiras cirurgias no Ceará, como o primeiro parto abdominal (cesareana), a primeira colecistectomia e a primeira cirurgia cardíaca. O hospital continua assumindo uma postura de vanguarda na introdução de novas técnicas cirúrgicas e procedimentos dos mais diferentes graus de invasividade, nas diversas áreas afins, como procedimentos laparoscópicos, cirurgias para tratamento de câncer de esôfago , pâncreas, cirurgia da obesidade, inclusive laparoscópica.

 

Concomitante ao processo assistencial e com marcante tradição e atuação, desenvolvem-se atividades acadêmico-pedagógicas, nas formas de Internato em Medicina, Residência Médica, Especialização, Estágio e Treinamento nas diversas áreas da saúde, com destaque para Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e Patologia Clínica, igualmente em níveis superior e médio. É justo também relatar os recentes investimentos no campo da Pesquisa, subsidiam e alimentam investigações em níveis de mestrado e doutorado. Todas as atividades de ensino são amparadas por convênios oficializados juntos às universidades, faculdades e instituições de ensino pertinentes. São oito residentes em Cirurgia Geral e um em Cirurgia urológica.

 

O ingresso dos pacientes aos nossos serviços é feito pela Central de Marcação de Consultas, onde os pacientes são referendados da atenção primária. Dessa forma, atendemos pacientes com amplitude estadual e, até certo ponto, regional.

 

 

 

Preceptores:

Cirurgia Geral – Dr. Paulo Marcos Lopes

Cirurgia Urológica – Frederico Costa dos Santos

 

Sessão Clínica

 

Toda última sexta-feira do mês, é realizada a Sessão da Clínica Cirúrgica – às 8h, no auditório do Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa. São abordados temas diversificados, debatidos de acordo com a especialidades.

 

Especialidades

Especialistas

Cirurgião Geral

11

Cirurgião Torácico

2

Cirurgião Vascular

2

Cirurgião Oncológico

3

Cirurgião Plástico

4

Cirurgião Cabeça e Pescoço

2

Cirurgião Urológico

6

Cirurgião Proctologista

4

Obesidade

3