Com a doação de leite humano, muitas vidas podem ser salvas

16 de janeiro de 2009 - 14:54

A linha direta entre as mães doadoras e o Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals de Oliveira é o 08002865678. A ligação é gratuita e qualquer mãe, que estiver amamentando e tem excesso de leite, pode doar. Quando isso acontece, os bebês da UTI têm mais chance de recuperação e o tempo de internação pode diminuir pela metade.

O Banco de Leite Humano do HGCC é um dos maiores do Estado Ceará e, atualmente atende a cerca de 56 crianças, por isso a necessidade diária de 10 litros de leite. Logo, é de grande importância que as mães possam se conscientizar e doar leite, pois é uma ação que salva a vidas.

As doações diárias que chegam ao Banco estão reduzidas. Hoje, apenas 5 mães estão doando, mas esse número é relativo, segundo conta Cristina Rabelo, enfermeira responsável pelo Banco. “Há dias em que temos bem mais doação, mas épocas que há uma redução”, destaca.

A ligação gratuita é meio mais fácil para as mães, que desejarem doar, entrar em contato com o Hospital, pois facilita as doações e também podem ser tiradas as dúvidas mais freqüentes que as mães possam ter. É também por esse número que elas recebem orientações e esclarecimentos sobre o aleitamento materno. E o serviço vai além. Se a mãe não pode comparecer ao hospital, uma equipe vai ate à casa da doadora, para trazer o leite doado. No banco, o leite é tratado, pasteurizado, armazenado e só então distribuído para toda criança que dele necessitar.

Ao doar, as mães ajudam a manter o estoque de leite do Banco, que alimenta os bebês da UTI do próprio César Cals, como também de outras maternidades. O Banco de Leite do HGCC funciona todos os dias da semana, de 7 da manhã até às 19h. Em todo o Ceará, existem seis Bancos de Leite Humano.