POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO

15 de janeiro de 2009 - 14:35

O Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar – PNHAH, implantado em 2001, propõe um conjunto de ações integradas que visam mudar substancialmente o padrão de assistência ao usuário nos hospitais públicos do Brasil, melhorando a qualidade e a eficácia dos serviços, hoje prestados, por estas instituições. É seu objetivo fundamental aprimorar as relações entre profissional de saúde e usuário, dos profissionais entre si, e do hospital com a comunidade.

A Política do Ministério da Saúde e a Política Estadual da Atenção e Gestão em Saúde do Ceará têm desenvolvido um conjunto de ações integradas, na área da assistência hospitalar, visando à melhoria da qualidade de atendimento nos hospitais da rede SUS.

O HGCC atua junto a um conjunto de ações nas áreas de estrutura física como na recuperação das instalações da instituição, na renovação de equipamentos e aparelhagem tecnológica moderna, na capacitação do quadro de recursos humanos, na área de medicamentos, respeitando a política do país e na elaboração de uma linha de normas e protocolos, de maneira que possamos garantir a busca pela excelência na atenção, objetivando o reconhecimento de qualidade com o alcance de uma certificação de acreditação.

Tudo isso é norteados pelo respeito aos valores humanos como solidariedade, respeito ao ser humano e atuando com ética na relação entre profissionais e usuários. Considerando a Política de Educação Permanente.

Dessa forma, a gestão vem dando ênfase à política de humanização, fazendo com que seja o elemento norteador para a tomada de decisões.

Atenção ao Fucionário

Atividade de Coral

O Hospital possui um grupo de funcionários que faz parte do coral, que tem a missão de colaborar com a redução do estresse, favorecer uma melhor relação entre os participantes, prevenir algumas dificuldades da fala, com uma melhor dicção, relaxamento, além de promover o bem-estar, relaxamento, dinamismo concentração e interação. Por fim, o coral busca atuar trazendo momentos de alegria para os outros funcionários, visitantes, acompanhantes e pacientes nos momentos de apresentação. Os ensaios acontecem uma vez por semana, durante uma
hora e meia.

Datas Comemorativas

Esta atividade tem como missão melhorar as relações entre todos os setores, aprimorar o grau de satisfação ao promover comemorações das datas do calendário, como Dia das Mães e dos Pais, Páscoa, Natal e a comemoração das diversas categorias profissionais. Foi criado muito recentemente um Comitê de Eventos onde é formado por profissionais das mais diversas categorias e diferentes níveis. Os participantes do Comitê se reunem antecipadamente antes de cada comemoração e, em comum acordo, é definido ações estratégias e responsáveis.

Festa de São João

Esta atividade tem uma grande abrangência e muita repercussão entre todos os setores do hospital. São formados dois partidos, cada um representado por uma cor, os quais recebem a missão de arrecadar recursos durante todo o mês de junho. A disputa se encerra com uma grande festa de comemoração e com a eleição do partido vencedor. Os recursos são utilizados para beneficio dos pacientes e funcionários.

Saúde do Trabalhador

A Direção desenvolve, junto ao Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho – SESMIT, um projeto para melhor atender aos funcionários. Logo, há no hospital um setor médico onde o funcionário pode consultar o médico e realizar seus exames. O SESMIT também realiza, há algum tempo, screning de patologias de alta prevalência, como diabetes, hipertensão, bem como oferece toda a cobertura de imunização como, por exemplo, hepatite.

Atenção ao Paciente e/ou Usuário

Casa da Gestante

A Casa da Gestante foi criada com a missão de acolher pacientes com gravidez de alto risco e que necessitam de uma maior vigilância à saúde, de maneira que um mbiente, com características de um lar, fosse proporcionado para uma melhor atenção à gravidez.

A Casa da Gestante tem capacidade para 10 leitos. A maioria das pacientes são do interior do Estado. Há pacientes que passam apenas um mês, algumas semanas, e outras que chegam a mais  de um mês internadas.

Uma equipe multiprofissional formada por médicos, terapeuta ocupacional, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, pessoal de higienização, assistente social e nutricionista trabalham para prover uma atenção humanizada. Com isso, verifica-se a busca por uma qualidade melhor durante o período de gestação, possibilitando segurança e tranquilidade para quando chegar a hora do parto.

Método Canguru

O Método Canguru é  uma estratégia definida pelo Ministério da Saúde para promover uma desospitalização do recém nascido prematuro que, ao não precisar mais da ajuda de alta tecnologia, como respiradores e incubadoras, mas que ainda não estão em condições de ir para casa, por causado baixo peso, permanece no ambiente hospitalar, principalmente no convívio com sua mãe.

Assim, foi constatado que o colo da genitora seria um ambiente propício para fortalecer o binômio mãe-filho e que promoveria, com maior rapidez, um ganho de peso. Atualmente, a enfermaria do Método Canguru é uma unidade com cinco leitos. É um serviço composto por uma equipe multiprofissional, que se destina a assistir este binômio de maneira que fortaleça cada vez mais a interação entre equipe de saúde e mãe-filho.

O Método procura promover o convívio da família com o recém nascido, favorece o aleitamento materno, possibilitando estímulos sensoriais adequados; reduz a prevalência de infecção hospitalar, diminui o tempo de permanência hospitalar, aumentando a rotatividade dos leitos de UTI; permite o cuidado individualizado e diminui o tempo de separação entre mãe e filho, que ao ser prolongado, pode causar problemas comportamentais e psicológicos, ou seja, disfunção do vínculo afetivo que pode culminar em alteração no desenvolvimento da criança.

No HGCC, o Método Canguru, teve início em 1997 e é referência para todo o Estado do Ceará.

Hospital Amigo da Criança

Com a implantação da política de aleitamento materno, o HGCC recebeu em 1994 o título de Hospital Amigo da Criança, tendo em vista a quantidade de ações que são desenvolvidas junto ao aleitamento materno. O Banco de Leite Humano do HGCC, que funciona desde 1995, trabalha em prol da redução da mortalidade infantil, colaborando para o alcance de uma das metas do milênio definido pela Organização Mundial de Saúde.

Projeto Posso Ajudar?

O Serviço Posso Ajudar? foi criado para atuar junto ao público, com o objetivo de  reduzir o estresse, ao facilitar o atendimento, realizado com funcionários exclusivos para esse fim, com uma melhor recepção e acolhimento do usuário, bem como colaborando para uma redução no tempo de espera. O s funcionários do programa passaram por uma sensibilização sobre as ferramentas necessárias para atender ao público, antes de assumirem a função.

Serviço de Acolhimento ao Familiar Acompanhante

O serviço tem como objetivo geral promover um acolhimento ao familiar – acompanhante, de maneira que ele passe a ser um agente promotor do processo de saúde. Possui ainda como meta dar um melhor acolhimento, ao possibilitar condições para adquirir noção de seus direitos e deveres, dentro de uma instituição hospitalar, por meio de sessões educativas, atendimentos individuais e da oferta de uma cartilha com orientações. O serviço conta com uma sala e profissionais aptos para um atendimento humanizado.