Ouvidoria

15 de janeiro de 2009 - 18:03

 

A Ouvidoria do Hospital Geral Dr. César Cals foi implantada no ano de 1998 a partir da expansão da descentralização do serviço de ouvidoria da Secretaria da Saúde do Estado para todas a unidades. Atualmente, são 22 ouvidores a disposição dos usuários.

É vinculada à Secretaria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE).

 
O QUE É OUVIDORIA?
As ouvidorias do SUS são canais democráticos de comunicação responsáveis pela mediação entre o cidadão e os gestores dos serviços de saúde Constituem ferramentas estratégicas de  promoção da cidadania em saúde, incentivando a participação popular e a inclusão do cidadão no controle social.

 
COMPETÊNCIA:
No Hospital Geral Dr. César Cals, a ouvidoria representa os interesses da população junto à instituição atuando como mediadora eficaz, na busca de solução para os conflitos gerados, propicia a articulação entre os setores e a aproximação da  sociedade com a administração de modo a sintonizá-la com os seus anseios. Por meio de relatórios mensais, a ouvidoria produz informações aos dirigentes que subsidiam ações no processo de mudança. Também coleta propostas e visa a busca da excelência no atendimento, o fortalecimento da cidadania e o favorecimento da prática de gestão participativa
 
MISSÃO:
Assegurar um canal informal adequado e acolhedor, para que os usuários do Sistema de Saúde do Estado, no exercício de sua cidadania, considerando suas reivindicações, participem da gestão, na busca da qualidade  da prestação dos serviços de saúde.

 
FUNÇÃO DO OUVIDOR:
Atender ao usuário interno e externo pessoalmente ou por meio de telefone, fax, processos encaminhados (SECOM, SESA), e-mail, cartas e caixas de sugestões, ouvidor – SUS e  Sistema de Ouvidoria (SOU) da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado.; orientar e informar ao usuário sobre os serviços da unidade; identificar necessidades e entraves, considerando as manifestações apresentadas pelos os usuários, examinando-as e encaminhando-as ao setor competente, para providências; acompanhar o andamento das denúncias e manter o usuário informado sobre as providências adotadas; facilitar e agilizar as informações necessárias para a solução do problema e apresentar relatório mensal com as queixas registradas à Direção Geral da Instituição e também à Ouvidoria Geral da Secretaria da Saúde;

É imprescindível que as atividades do ouvidor sejam embasadas por um código de ética assegurado pela Associação Brasileira de Ouvidores – ABO, e que respeite os princípios de justiça e direitos humanos, como o sigilo das informações.
 

 
Ouvidora:
Marília Sousa Teixeira
 
Equipe:
Maria dos Santos Nogueira
Maria de Fátima Lima de Araújo
Maria do Socorro Simão

Canais de comunicação:

Fone: 3101-5319
Email: ouvidoria@hgcc.ce.gov.br,